Esportes

Conexão Esporte: Interior X Capital

Por Osires Junior Nadal

Faz anos que a disputa entre interior e capital mexe com o imaginário de torcedores e dirigentes do futebol paranaense. Considerados com melhor estrutura e com times nas principais divisões do Campeonato Brasileiro, os times de Curitiba menosprezaram o Estadual, usando times mistos, sub-23, base, alternativo etc…  As nomenclaturas pouco importam.

Jogar contra um time da capital sempre foi motivo para ter mais torcida no estádio do interior, e vencer é motivo de comentários por alguns dias. Ou para quem gosta de estatística, lá no ano tal o nosso time ganhou.

A história mudou, companheiros. E muito.

A estruturação dos times do interior, melhorando seus CTs e tentando levar as coisas mais a sério, vem dando resultados. FC Cascavel e Cianorte, que estão nas semifinais, são provas disso. Londrina e Operário, que caíram nas quartas de final, também.

O bom rendimento do interior fez com que o Athletico, por exemplo, abortasse o uso do time sub-23 ainda na primeira fase do campeonato. Mais que isso, com a pandemia e a proximidade do Brasileirão, a reta final do Paranaense é importantíssima.

Os times principais estão em campo. E muito mais porque o interior está ameaçador.

Já imaginaram uma final interiorana???

Faz seis anos que isso não acontece. A última foi em 2014, com Londrina X Maringá.

Que bom que estamos estruturados.

Que bom que os times da capital não são favoritos.

 

 

Nível Alto

Não tem como imaginar as partidas entre FC Cascavel X Athletico sem pensar em jogo com bom nível, com equilíbrio, e com times jogando abertos, ofensivos. Os padrões se parecem, porém, o time da capital tem maior velocidade de ataque, enquanto o aurinegro possui melhor toque de bola. As campanhas na fase anterior e a disputa pela artilharia comprovam esse equilíbrio.

 

Finalera

Ficou para Curitiba o último treino do FC Cascavel antes de encarar o rubro-negro. Assim, o time se movimenta neste sábado apenas como ativação muscular e treino de posicionamento. Os preparadores físicos e o fisioterapeuta agradecem o trabalho para tirar a “nhaca” da viagem de ônibus de mais de cinco horas. Agora é concentrar e partir para o jogo.

 

Volta

A campanha construída na primeira fase favorece o FC Cascavel para decidir em casa contra o Athletico. O jogo da volta será na quarta-feira, às 18h, mais uma vez sem a presença do torcedor. Uma pena! Se passar pelo Athletico e chegar à final, a decisão também poderá ser no Olímpico, desde que o Cianorte passe pelo Coritiba. Uma final do interior, e em casa. Eu acredito!