Opinião

Conexão Esporte: Incentivo ampliado, Vandalismo, Palpite

Conexão Esporte: Incentivo ampliado, Vandalismo, Palpite

Incentivo ampliado

Já faz tempos que o chamado esporte amador corre atrás de recursos, seja em forma de patrocínios, seja nos “recentes” projetos da Lei de Incentivo ao Esporte. Porém, nem sempre é possível fechar a conta e o que vemos é o atleta tendo que se virar nos 30 para conseguir conciliar treino-tempo-casa-estudo-trabalho.

Mesmo assim, sempre estamos conquistando medalhas nas competições mais importantes, afinal, somos brasileiros e não desistimos nunca.

Agora, os atletas estão conquistando um apoio um pouco maior, através do Bolsa Auxílio, uma espécie de pagamento mensal que o atleta recebe por disputar competições. Isso depois de conquistar resultados expressivos, passar por muitos perrengues e ainda ter um montão de documentos para aprovar que são submetidos a avaliações nos gabinetes refrigerados de Brasília.

A Bolsa Auxílio da Lei de Incentivo ao Esporte foi ampliada para até R$ 8 mil. A portaria, publicada semana passada no Diário Oficial da União, atende a um antigo anseio do setor esportivo. O valor, que anteriormente era restrito a R$ 1 mil, agora pode ser inclusive somado ao Bolsa Atleta.

A nova regra estipula onde a grana pode ser utilizada – Suplementação alimentar; Hospedagem/aluguel; Transporte Urbano; Transporte para treinos e competições; Consultas e exames médicos em geral; equipamentos para treino e taxas de inscrições em competições – tudo muito bem comprovado com notas fiscais.

A burocracia segue grande, mas já é um incentivo maior para quem passa por muitas dificuldades para muitas vezes representarem o País.

Palpite

Quem vocês acham que pode ser o adversário do FC Cascavel? Vou escrever aqui, nem que queime a ponta dos dedos logo mais. Tô apostando numa surpresinha do Londrina, bem no estilo contra-ataque mortal. É puro palpite. Se for para analisar tempo de treino, elenco etc, qualquer um aposta na vitória do Athletico. Mas como já diriam os antigos… é uma caixinha de surpresa. Do outro lado aposto no Coritiba.

Adeus, amigo

A Covid levou mais um dos próximos. Amigo de muita gente por aqui, o Maizena se foi ontem. No esporte, lembro que teve um tempo que ele busca organizar umas lutas por aqui, e depois sempre esteve envolvido com eventos. Enfim, era forte, saudável, com pouca idade. O recado do Maizena, certamente, é: viva e se cuide!

Vandalismo

Estou escrevendo bem antes de o jogo ser realizado e você está lendo já sabendo do resultado. Em todo caso, o que alguns torcedores palmeirenses fizeram na madrugada de ontem na Arena Itaquera deveria render algum tipo de punição ao time, nem que seja moral, sofrendo uma goleada (vai que aconteceu ontem). Essas atitudes não cabem no futebol.

Saída

O Cascavel Futsal anunciou ontem a saída do ala Claudinho, que aproveita a janela de transferência e se manda para o outro lado do Oceano Atlântico, na Ucrânia, como tantos outros jogadores estão fazendo nesse período. Como o futsal é considerado amador e não existe regulamentação contratual, o time fica no prejuízo financeiro e técnico, já que não pode contar com o jogador que estava aqui.