Opinião

Conexão Esporte: Ganhar não é garantia

"Tenho falado bastante aqui sobre as demissões de técnicos e a dificuldade em se manter uma sequência de trabalho, especialmente quando os resultados não aparecem de imediato"

Conexão Esporte: Ganhar não é garantia

Que coisa maluca.

Tenho falado bastante aqui sobre as demissões de técnicos e a dificuldade em se manter uma sequência de trabalho, especialmente quando os resultados não aparecem de imediato.

Mas e quando o objetivo é atingido e, mesmo assim, o técnico é mandado embora???

Pois é. Fiquei impressionado com as duas notícias que recebi no fim de semana com a demissão de dois técnicos que levaram seus times ao acesso nas divisões do futebol brasileiro.

Talvez, o mais impressionante, seja o caso de Allan Aal, aquele mesmo que já passou pelo Cascavel CR e quase garantiu a vaga para a Copa do Brasil.

Aal garantiu o Cuiabá na elite do futebol brasileiro, terminando o campeonato na quarta posição, depois de comandar o time por 19 partidas, o que corresponde à metade do campeonato.

Pasmem, a diretoria alegou falta de experiência para dirigir o time na Série A. Difícil, né?

O outro caso relevante é o do Roberto Fonseca, técnico que levou o Novorizontino ao acesso na Série D, mas não chegou à decisão do título. Mesmo assim acabou demitido.

Esses dois casos ilustram bem o quanto é complicado entender a cabeça dos dirigentes do futebol brasileiro.

 

Série D

O Mirassol, mesmo jogando fora de casa, saiu na frente da decisão da Série D do Campeonato Brasileiro. O time meteu 2 a 0 pra cima do Floresta, dentro da Arena Castelão, em Fortaleza. O jogo da volta será no interior paulista. Já na Série C, o Vila Nova-GO confirmou a vantagem de 5 a 0 feita na primeira partida e voltou a vencer o Remo, desta vez em Belém por 3 a 2, ficando com o título.

 

Tapa na cara

A final da Libertadores foi um tapa na cara da sociedade que se preocupa com a pandemia e as mortes. Levar mais de 5 mil pessoas para o Maracanã foi a prova de que alguns dirigentes estão longe de entender que o futebol é um exemplo para muita gente. Várias imagens mostram as pessoas nas cadeiras e nos camarotes sem distanciamento, sem máscara ou com ela utilizada inadequadamente. É preciso que cada cidadão tenha consciência do que representa na coletividade e seguir o que precisa ser feito para nos livrarmos dessa doença.

 

Exemplo

Vai arder no bolso dos times, mas a Federação Paranaense de Futebol e alguns dirigentes com quem conversei se mostraram conscientes em relação à proibição de público nos jogos do Paranaense 2021 e a necessidade dos cuidados que serão adotados com jogadores, funcionários e imprensa. A situação financeira poderá ser amenizada caso ocorra um acordo com alguma tevê, o que ainda não foi concretizado.

 

Copa do Brasil

Se continuar como está a classificação do Brasileirão, o Estadual 2020 poderá garantir mais um time na Copa do Brasil. Tudo por conta da possibilidade de classificação do Athletico para a Sul-Americana ou, até mesmo, para a pré-Libertadores. Se isso se confirmar, o Operário Ferroviário fica com a vaga para a primeira fase da competição nacional deste ano, baseado na classificação do último estadual. Por enquanto, FC Cascavel e Cianorte são os representantes do interior.

 

Última vaga

Osasco São Cristóvão Saúde (SP) e Curitiba Vôlei (PR) estarão frente a frente nesta terça-feira para decidir a última vaga na semifinal da Copa Brasil feminina de vôlei. O time paulista jogará com a equipe paranaense, às 19h, no ginásio José Liberatti, em Osasco (SP). O Canal Vôlei Brasil transmitirá ao vivo. O campeão da competição garantirá vaga no Sul-Americano de clubes e na Supercopa em 2021.