Opinião

Conexão Esporte: games, Flamengo e Athletico Paranaense

Conexão Esporte: games, Flamengo e Athletico Paranaense

A realidade do Virtual

 

Certamente já nos demos conta da transformação que estamos vivendo com a tal pandemia. Todo o mundo se virando no mundo on-line para reuniões, conversas de família, projetos e muito mais. Mas, se tem um setor que segue faturando bilhões, é o dos games.

A matéria aí do lado mostra que os técnicos da Superintendência Estadual de Esporte e da Secretaria de Educação se renderam ao digital. Sem a possibilidade de reunir alunos-atletas em algumas cidades para as disputas do basquete, vôlei, handebol, futsal, futebol, natação e judô, estão lançando os jogos virtuais para movimentar os alunos.

E essa rendição não é só por aqui. O mundo virtual chegou com força no automobilismo e no futebol. Na última quarta-feira, tive a honra de ser o indicado para narrar a primeira corrida oficial da Stock Car no mundo virtual, marcando o lançamento do jogo Automobilista 2, desenvolvido pela galera brasileira.

Mais do que um game, o jogo traz algumas questões reais que impressionaram os pilotos que participaram – Gaetano di Mauro, Átila Abreu, Guilherme Salas, entre outros. A transmissão teve números bem interessantes, assim como os números que eu já tinha experimentado com o campeonato virtual da Turismo Nacional BR, que deu uma premiação de mais de R$ 100 mil em uma parceria inédita com a Copa HB20 e vai levar os pilotos do virtual para o real.

No futebol, alguns times paranaenses como o Operário de Ponta Grossa anunciaram suas equipes oficiais para jogos eletrônicos e já estão disputando as principais ligas.

Vantagens?? Muitas!

Jogadores, equipes de transmissão, coordenadores, moderadores atuam de casa. Acabou o jogo, ou a corrida, é só apertar o off do computador e pular na cama.

A marca das equipes e o nome das categorias e dos pilotos seguem em evidência, mesmo neste período de poucas corridas nas pistas reais ou jogos nos estádios.

Outra vantagem: bateu o carro, não amassa nem machuca o piloto. No futebol, não tem lesão.

Ou seja, os games são uma boa e estão fomentando boa parte da cadeia econômica dos esportes.

Streaming

R$ 900 mil. Esse foi o montante arrecado pelo Flamengo na última quarta-feira, conforme dados divulgados pelo clube na manhã de sexta-feira. O valor inclui doações de torcedores ao longo da transmissão, repasses do Youtube e do Facebook; e, exibição de marcas de patrocinadores ou ações pontuais. A promessa é de que, no domingo, a semifinal do carioca tenha números proporcionais.

Streaming II

O Athletico Paranaense é um dos times que devem adotar o procedimento das transmissões via streaming quando for o mandante dos jogos no Brasileirão. O time, assim como o Londrina, já realizou transmissões em suas redes no ano de 2017. No ano passado, chegou a fazer uma transmissão apenas para seus sócios. Alguns times já venderam esses direitos para a Globo.

YouTube

Apenas quatro times brasileiros – Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo – possuem mais de 1 milhão de inscritos em seus canais. Na noite de quinta-feira, o Vasco ultrapassou o Grêmio em inscrições com a transmissão do Campeonato Carioca, ocupando a sexta posição. Na quinta colocação está o Santos, com cerca de 891 mil inscritos em seu canal.

Lifac

A Liga de Futebol de Assis Chateaubriand está programando para agosto o arbitral do Campeonato Amador Regional. Os dirigentes acreditam ser possível a retomada seguindo os protocolos da Confederação Brasileira de Futebol e da Federação Paranaense, as quais programaram para o mês de agosto o reinício de suas competições.