Opinião

Conexão Esporte: A bola cruzada, Futuro, Série D

Conexão Esporte: A bola cruzada, Futuro, Série D

A bola cruzada

Resultado é resultado e cada um já deve estar com sua conclusão sobre as possibilidades de classificação – ou não – do FC Cascavel para a decisão do Campeonato Paranaense.

A reflexão que quero fazer aqui é sobre a forma como a derrota na partida do último domingo aconteceu. Parte dela, claro, pelo nível do adversário. Incontestável!

Porém, quatro dos cinco gols marcados pelo rubro-negro vieram de bolas cruzadas na área. Por baixo e por cima.

O que fez com que a defesa que tinha sofrido 12 gols em 11 jogos da primeira fase sofresse cinco gols em uma só partida?

Tudo é mérito da movimentação do adversário ou existe uma parcela de culpa dos aurinegros?

Não que seja necessário achar culpados ou mudar peças, mas é preciso se ter mais cuidado para o jogo de amanhã. Especialmente pela necessidade de vitória. Tomar um gol representará sepultamento imediato da crença em uma virada histórica.

Certamente, está sendo alvo das conversas do técnico Marcelo Caranhato com seus atletas.

Já o meio e o ataque também precisarão de outra postura para se livrar da marcação que anulou a criação de Adenilson e Oberdan, o que dificultou que a bola chegasse para Tocantins e Henrique – pra mim, o melhor na partida passada.

Classificar é difícil, mas nunca devemos duvidar do que o futebol é capaz.

 

Futuro

Para se classificar, o FC Cascavel precisará vencer por, ao menos, quatro gols de diferença para forçar uma disputa por tiros livres. Missão mais que difícil. Em todo caso, o time conquistou os objetivos traçados no início da temporada de garantir vaga nas competições nacionais e assegurar a entrada de recursos financeiros desde o começo do ano, graças aos prêmios por participação.

Série D

A campanha apresentada até agora credencia o time entre os favoritos do grupo na Série D. Bem verdade que teremos um Mirassol pela frente, que também vem forte no Paulistão, garantindo a quinta melhor campanha da primeira fase e que fará o cruzamento das quartas contra o São Paulo. Ou seja, é time que vai chegar acostumado aos grandes jogos, a duelos fortes.

Curiosidade

Por falar em Campeonato Paulista… algumas coisas interessantes em termos de estatísticas. A empresa que promete te dar asas assegurou, pelo segundo ano consecutivo, o time de melhor campanha na primeira fase – Bragantino (2019) e Red Bull Brasil (2020). A outra curiosidade é que desde 2010 o time de melhor campanha na primeira fase não consegue ser o campeão. O último que conseguiu foi o Santos, de Neymar.

Manutenção

O Athletico vai manter a mescla de juventude e experiência. O técnico Dorival Junior gostou do que viu nos últimos jogos. Além da boa mescla no Paranaense, o técnico ainda vai receber um pelotão de jogadores para o Brasileirão e a Libertadores, com os zagueiros Edu, Felipe Aguilar e Pedro Henrique, o volante Richard, o meia Jaime Alvarado e os atacantes Walter e Geuvânio.=

Inter

A doação de 50 kits de exames de covid para a Prefeitura de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, assegurou ao Internacional poder jogar contra o Aymoré, amanhã, pela última rodada do Gauchão no CT da base. Como o local não possui iluminação artificial, hoje o time faz o último treino para a partida que pode definir a liderança do grupo e vantagem para a próxima fase.