Cotidiano

Condenado no caso Eliza Samudio, Macarrão passa para regime semiaberto

2012112128127.jpgRIO ? A Justiça de Minas de Gerais concedeu a progressão de pena para o regime semiaberto de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, envolvido no desaparecimento de Eliza Samudio. A medida passa a valer a partir desta quarta-feira. Macarrão também obteve os benefícios de saída temporária e trabalho externo.

A decisão do juiz Ronan de Oliveira Rocha, da Vara de Execuções Criminais de Contagem, foi tomada no dia 24 de maio. Macarrão obteve o perdão de 425 dias da pena, após trabalhar 1134 dias e concluir 570 horas de estudo, entre outubro de 2011 e setembro de 2015. O réu está preso no complexo de segurança máxima Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para receber o benefício de saída temporária, ele deverá ser trocado de unidade.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas, o réu já havia cumprido a questão objetiva da progressão em outubro do ano passado, mas, para ter a concessão, foi submetido a uma avaliação de comportamento, realizada por uma comissão técnica, formada por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e de segurança. Macarrão também passou por um laudo de evolução do PIR (Programa de Individualização e Ressocialização).

CRIME OCORREU EM 2010

Macarrão foi condenado a 15 anos de prisão, em novembro de 2012, por sequestro, cárcere privado e homicídio triplamente qualificado da modelo Eliza Samudio. Mãe de um filho recém-nascido do goleiro Bruno Fernandes ? jogador titular do Flamengo, na época ?, Elisa desapareceu em 2010, aos 25 anos, e seu corpo nunca foi encontrado.

Segundo o Ministério Público (MP), Bruno planejou e pagou pela morte de Eliza porque não queria reconhecer a paternidade de Bruninho, fruto do seu relacionamento com a vítima. Em março de 2013, o jogador foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pela morte, ocultação do cadáver e pelo sequestro da criança.

Os outros envolvidos no crime foram o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, sentenciado a 22 anos de prisão; Elenilson da Silva, condenado a três anos em regime aberto; Wemerson Marques, o Coxinha, condenado a dois anos e meio em regime aberto; e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro, sentenciada a cinco anos em regime aberto. A ex-mulher do atleta, Dayanne Rodrigues, chegou a ser julgada na época, mas foi inocentada pelo conselho de sentença.