Cotidiano

Condenada internacionalmente, Coreia do Norte testa motor para lançar satélites

SEUL – O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, supervisionou um teste de um novo motor de foguete para o lançamento de satélites, de acordo com relatos da mídia estatal na terça-feira (horário local), no mais recente acontecimento de uma série de testes relacionados a mísseis este ano por parte do país isolado.

Kim pediu aos cientistas e engenheiros que façam “os preparativos para o lançamento de satélites o quanto antes possível com base no teste bem-sucedido”, afirmou a agência de notícias oficial KCNA, indicando que o Norte pode em breve lançar outro foguete de longo alcance.

O teste foi realizado em meio à condenação global devido ao quinto teste nuclear da Coreia do Norte neste mês e mediante um pedido dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul, nesta semana, por uma pressão maior sobre o regime de Pyongyang pelo desrespeito a resoluções da ONU que proíbem os programas de mísseis e nuclear.

A Coreia do Norte tem realizado testes com armas nucleares e mísseis balísticos a um ritmo precedentes neste ano sob a direção de Kim, incluindo o lançamento de um satélite em fevereiro, que foi amplamente visto como um teste de tecnologia de mísseis balísticos de longo alcance.

Os ministros das Relações Exteriores dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul se reuniram em Nova York no domingo, antevéspera da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para debater medidas mais rígidas contra a Coreia do Norte e ampliar a colaboração uns com os outros após o quinto e maior teste nuclear realizado por Pyongyang. A explosão de 9 de setembro foi um desafio a sanções da ONU que já haviam sido intensificadas em março.

“Eles discutiram o importante trabalho que está acontecendo atualmente no Conselho de Segurança para sancionar ainda mais a Coreia do Norte e cogitaram outras medidas possíveis por sua conta, em particular maneiras de restringir ainda mais as fontes de renda para os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, inclusive através de atividades ilícitas”, disse o comunicado dos ministros. “Eles reafirmaram que continuam abertos a conversas críveis e autênticas voltadas à desnuclearização plena e verificável da República Democrática Popular da Coreia”, afirmou o texto, referindo-se ao nome oficial do país.