Agronegócio

Concurso de Queijos Artesanais e a valorização do campo

Na última terça-feira o Instituto Emater sediou a sétima e última etapa regional do concurso com queijos da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Nas seis etapas territoriais anteriores já participaram 159 queijeiros de 79 municípios paranaenses.

Cada etapa regional seleciona três queijos para a final do concurso que será realizada no Mercado Municipal de Curitiba no dia 20 de julho deste ano.

Na etapa regional de Curitiba deverão ser avaliados mais de 30 queijos, de forma que no total estadual o número de participantes deve chegar a 190, superando a estimativa inicial que era de 120 a 150 queijos.

O objetivo do concurso é identificar e promover a produção de queijos artesanais da agricultura familiar paranaense, valorizando a cultura alimentar e o saber fazer dos queijos diferenciados (maturados) e, assim, contribuir para a agregação de valor por meio da agroindústria familiar.

O Concurso de Queijos Artesanais do Paraná é promovido pelo Instituto Emater em parceria com o Ministério da Agricultura e o apoio de outras organizações e dos Programas Pró-Rural e Microbacias.

Segundo Reni Antonio Denardi, da Comissão Organizadora do Concurso, embora o Paraná seja o segundo maior estado produtor de leite do Brasil, os queijos paranaenses não participam dos concursos nacionais de queijos artesanais, até porque ainda não existem no Estado queijos artesanais com características próprias bem definidas, os terroir, que incorporam propriedades oriundas das condições ambientais (clima, tipos de solo e de pastagem, raças do rebanho), bem como das práticas tradicionais de fabricação, inclusive das formas de maturação dos queijos, além da cultura alimentar da população.

A partir desse concurso, o Instituto Emater e parceiros pretendem, por meio de pesquisas e atividades de capacitação, identificar e desenvolver alguns tipos de queijos artesanais paranaenses que tenham qualidade para participar de concursos nacionais e internacionais como já ocorre com queijos mineiros e catarinenses. Mais informações sobre o Concurso podem ser obtidas em www.emater.pr.gov.br – Concurso Queijos Artesanais; ou pelo telefone (41) 3250-2289.