Cotidiano

Concurso de ?castelo humano? agita festival em cidade espanhola

201610021207291480_RTS (1).jpg

BARCELONA, Espanha ? A cada dois anos, a cidade catalã de Tarragona, no leste da Espanha, recebe milhares de visitantes para o mais tradicional concurso de castelos humanos do país. Na edição deste ano, encerrada neste domingo, o destaque foi a participação, pela primeira vez, de uma equipe estrangeira. A vitória ficou com o grupo favorito Castellers de Vilafranca, que venceu a competição pela 11ª vez.

Ao todo, 32 grupos disputaram a competição. Esta foi a 26ª edição do concurso, e pela primeira vez foram construídas torres com dez andares. O concurso foi disputado. Ao todo, foram montados 25 castelos com 9 ou mais andares.

Os estreantes Xiquets de Hangzhou, grupo composto apenas por chineses da província homônima, não fizeram feio. De acordo com o jornal ?La Vanguardia?, ele conseguiram levantar e desmontar, sem que o castelo humano caísse, duas torres de enorme dificuldade: um ?tres de nou? (castelo com nove andares e três pessoas em cada um) e um ?dos de vuit? (oito andares com duas pessoas). Na terceira tentativa, a torre desabou. Mesmo assim, o grupo terminou em segundo lugar na categoria que disputou.

A equipe foi criada pelo empresário chinês Qian Anhua, que se encantou com a tradição catalã em uma viagem à Espanha em 2009. Voltando ao seu país, implantou a brincadeira como uma atividade social para os trabalhadores de suas fábricas têxteis. Composto por cerca de 200 integrantes, os Xiquets de Hangzhou fazem ensaios semanais e, em poucos anos, conseguiu se equiparar com as melhores equipes catalãs.

Os castelos humanos, ou castellers, são uma tradição catalã. Grupos se apresentam em vários festivais, mas o de Tarragona é a única competição. De acordo com a organização do evento, o público total neste ano, incluindo funcionários, competidores e espectadores, foi de 25 mil pessoas.