Educação

Concurso de cartazes “Compartilhe a Paz”

A Edição 2017 do Concurso de Cartazes “Compartilhe a Paz” está na Fase Local e recebe apoio do Lions Clube e NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel.

O Cartaz da Paz é um Concurso Internacional de Arte que estimula crianças e adolescentes de 11 a 13 anos do mundo inteiro a expressarem criativamente percepções sobre a ausência de conflitos. Cada produção é julgada com relação à originalidade, mérito artístico e expressão do tema.

De acordo com a técnica pedagógica em Arte no NRE, professora Andrea Pessutti Rampini, o concurso conta com a participação de 82 estudantes matriculados nas escolas da rede pública estadual de ensino. Os cartazes classificados são dos Colégios Estaduais Pacaembu, São João e Pedro Ernesto Garlet. “O Lions Clubs irá reconhecer cada estudante que tiver o cartaz exposto com uma certificação”.

A seleção da próxima etapa será realizada na próxima terça-feira (21), às 16h, no Teatro Municipal de Cascavel.

Participantes do concurso e ideia que defendem:

– Shayla Alexcia da Silva Recktenwald – Colégio Estadual do Campo Pedro Ernesto Garlet (Distrito de Sede Alvorada) – “A Paz é algo especial e necessário para todos os povos. Para mim, Paz é ter amigos perto de mim me dando amor, carinho, me acolhendo e me ajudando a cada obstáculo, porque Paz é acolhermos uns aos outros com gestos de amizade”.

– Erika Fernanda Ianeski – Colégio Estadual do Campo São João (Distrito de São João do Oeste) – “Mudar o mundo? Comece mudando a si mesmo. Ninguém promove a paz se não a tem dentro de si”.

– Schaiane Mendes – Colégio Estadual do Campo São João (Distrito de São João do Oeste) – “A paz é algo puro que poucos enxergam dentro de si”.

– Leticia Gonçalves Maide – Colégio Estadual do Campo São João (Distrito de São João do Oeste) – “Quando plantamos o bem, colhemos o bem; quando plantamos o mal, colhemos o mal. Então vamos espalhar a paz para um dia recebê-la”!

– Guilherme Davi – Colégio Estadual Pacaembu (Cascavel) – “Eu acredito que o mundo será melhor, sem guerras, sem bandidos, sem roubos. Sempre em um lugar no mundo haverá guerra, etc. Mas tenho esperança de que no novo mundo, um dia, haverá paz. Guerras no Brasil, no Rio de Janeiro, na Coreia, nos estados Unidos, ainda existem pessoas boas no mundo e essas pessoas vão convencer as pessoas ruins para o bom caminho”.

– Felipe Sbardelotto Kaucz – Colégio Estadual Pacaembu (Cascavel) – “A paz, para mim, deveria ser sem guerras; mortes, roubo, poluição. Sem a paz nós sofreríamos com a destruição da natureza, e muitas mortes. A paz é essencial à vida”.