Cotidiano

Concurso cultural é aliado contra a violência em Assis Chateaubriand

Alunos de 16 escolas públicas e privadas participaram do concurso

Assis Chateaubriand – Novecentos desenhos de alunos de 16 escolas públicas e privadas participaram de um concurso de prevenção à violência em Assis Chateaubriand.

Alunos de quarto e quinto anos colocaram no papel percepções de um tema que parece sem solução no Brasil. Organizado pelas secretarias de Saúde e de Educação, o certame tem por desafio orientar e prevenir. O anúncio dos vencedores e a entrega da premiação ocorreu nesta semana e reuniu líderes dos mais diversos setores, professores e alunos.

Cada escola fez a escolha de três desenhos de cada série participante e enviou todo o material aos organizadores. Uma comissão foi encarregada de selecionar os melhores. Sete alunos foram premiados.

O concurso é uma das ações do projeto de incentivo à vigilância e prevenção de violências e acidentes. Ele foi escrito pelas enfermeiras Julia Ishii e Wanylla Czezaniak e aprovado pela portaria 22 de 9 de agosto de 2012 do Ministério da Saúde.

“A violência é um problema social de grande dimensão que afeta toda a sociedade, atingindo crianças, adolescentes, homens e mulheres durante diferentes períodos ou por toda a vida dessas pessoas. Por isso, envolver os alunos no tema, por meio de atividades saudáveis e de prevenção, é fundamental”, diz o prefeito de Assis, Marcel Micheletto.

De acordo com o secretário de Saúde, Junior Weiller, o projeto tem por objetivo fomentar a cultura da não violência dentro das casas da população local. A qualidade e a profundidade dos trabalhos impressiona, diz Junior.