Cotidiano

Concessionárias da cidade esperam melhora das vendas

Perspectiva é que este número melhore com algumas despesas que foram eliminadas

Cascavel – Após um primeiro semestre que castigou o bolso do brasileiro, os próximos seis meses do ano devem aparecer com uma perspectiva um pouco melhor para o consumidor.

Pelo menos é o que acredita a gerente de uma concessionária de venda de carros localizada no São Cristovão, Margarete Schnobli. No local, a média de venda foi de 120 carros novos por mês, soma que foi mantida de janeiro a junho. Para a gerente, a perspectiva é que este número melhore com algumas despesas que foram eliminadas no semestre que se passou.

“O pagamento do IPVA, da escola das crianças, a colheita da safra no primeiro semestre, são fatores que tendem a aliviar o bolso do consumidor nos próximos meses. Além, é claro, do 13º salário”, diz Margarete.

Para determinados modelos, condições como a troca com troco, IPVA grátis, juros com taxa zero ajudam a concessionária a vender os tão desejados carros novos.

“No dia 30 de junho, por exemplo, vendemos 15 carros. Foi um dia que nos surpreendeu”, admite.

Os seminovos também são beneficiados com a condição da troca com troco.

“Nos veículos seminovos nós apenas não conseguimos oferecer taxas zero, e não tem tanto promocional. Mas em compensação, todos os carros passam por uma perícia técnica, que futuramente quando o dono for vender, ele pode apresentar a nota comprovando que o carro não possui nenhum problema”.

Quando é retirado da garagem, o veículo novo já é desvalorizado em até 15%, mantendo uma média de desvalorização de 5% nos três primeiros anos. Quem opta pelo carro novo deve estar ciente dos custos a mais, como licenciamento, emplacamento e IPVA. Custos esses inexistentes na aquisição de um veículo usado.

(Com informações de Nathalia Lehnen)