Cotidiano

Concessionárias apostam em descontos para vender veículos zero

No acumulado do ano, a queda registrada no Oeste é de 34%; no Paraná é de 37%

Toledo – As concessionárias de veículos zero quilômetro na região Oeste sofreram queda de 34% nas vendas no acumulado deste ano. De acordo com dados do Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) de 41.102 emplacamentos entre janeiro e novembro de 2014 o número caiu para 27.022. 

Na tentativa de negociar automóveis que estão parados em pátios, os revendedores apostam em promoções. Modelos 2015 são anunciados com desconto de até R$ 5 mil e há condições de financiamentos com taxa zero. 

“São ofertas que nunca foram feitas com o intuito de atrair o consumidor a fechar negócio”, afirma o gerente de vendas de uma concessionária em Toledo, Wagner Wilson Kaster.

Pequenos produtores rurais e empresas contam com oportunidades diferenciadas de negociação e a empresa oferece 20% de desconto no modelo utilitário.

Nos nove primeiros meses deste ano houve o período mais crítico de vendas. A expectativa é de que o último trimestre melhore a movimentação no setor devido ao 13º salário e as campanhas especiais de fim de ano.

“Mesmo os lançamentos não terão aumento no preço. Sabemos que as vendas não serão iguais ao ano passado, mas ainda assim esperamos manter a média registrada a partir de outubro e fechar o mês de dezembro com pelo menos 35 novos emplacamentos”, afirma o gerente.

Conforme o Detran-PR, o Estado registrou queda de 37% nos emplacamentos deste ano. Entre janeiro e novembro 427.084 novos veículos saíram das concessionárias e no mesmo período deste ano 271.095.

O Sindicov-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Paraná) prevê que as mudanças no segmento devem começar a surgir a partir do segundo semestre de 2016.