Política

Concessão e gestão do Hospital Regional de Toledo volta ao debate

A gestão do hospital era um dos principais empecilhos que estavam travando a abertura do HRT. Ainda no ano passado, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti esteve em Brasília conversando com o general responsável pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)

 

 

Toledo – A Prefeitura de Toledo encaminhou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei solicitando a autorização para que o Poder Público possa realizar a concessão do novo Hospital Regional de Toledo a uma entidade da iniciativa privada. O PL deverá ser lido na sessão de segunda-feira (11) e posteriormente, encaminhado para as comissões.  De acordo com a mensagem do Executivo, após a autorização, será montado um edital licitatório para que uma entidade filantrópica assuma a gestão hospitalar do HRT.

A gestão do hospital era um dos principais empecilhos que estavam travando a abertura do HRT. Ainda no ano passado, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti esteve em Brasília conversando com o general responsável pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Na oportunidade, o pedido de Beto para que a empresa estatal assumisse a gestão foi negada. Outras tentativas foram feitas junto ao governo do Estado, que também se negou a fazer a gestão. Outra tentativa foi junto ao Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste), que foi cotado para realizar a gestão, contudo, as conversas não prosseguiram.

Posteriormente, a Prefeitura de Toledo chegou a abrir um chamamento público para cadastrar Organizações Sociais para realizar a gestão hospitalar. Entretanto, no início de março deste ano, a Sesa (Secretaria de Saúde do Estado do Paraná) sugeriu ao Executivo municipal que realizasse a concessão do Hospital Regional para uma entidade filantrópica realizar a gestão.

Agora, o PL encaminhado ao legislativo vai de encontro com a sugestão do governo do Estado. De acordo com o prefeito Beto Lunitti, com esse modelo, o governo do Estado também poderá apoiar financeiramente o hospital. “O governo do estado vai passar recurso e a prefeitura também irá apoiar, bem como os consórcios. É um modelo que já está testado e que funciona e que tem aceitação. Por isso essa decisão para a gestão.”

Segundo Beto, assim que aprovado o PL na Câmara, de imediato a prefeitura inicia a construção de um edital para que as entidades se habilitem. O prefeito ainda informou que a previsão é de que a obra esteja pronta no final de junho ou início de julho.

De acordo com o texto encaminhado à Câmara, a concessão de uso será pelo período de 10 anos. Ainda, após findada a concessão, a entidade deverá devolver todos os bens que foram concedidos, bem com aqueles acrescidos ao imóvel

Três frentes para abrir o HRT

O prefeito Beto Lunitti informou que a Prefeitura trabalha em três frentes distintas para conseguir finalizar e entregar as obras do HRT. Segundo Lunitti, a primeira é a gestão, que agora está bem encaminhada com projeto na Câmara. A segunda é a questão dos equipamentos. Durante a pandemia, a Prefeitura de Toledo emprestou diversos equipamentos do HRT para hospitais da região. Nesse momento, a Prefeitura está solicitando o retorno desses equipamentos. Além disso, segundo ele, a Sesa já garantiu que irá repor aqueles equipamentos que não forem possíveis a devolução.

A última frente e não menos importante é a questão das obras de reforma. O hospital que ficou “pronto” em 2017 precisou passar por uma série de reformas que devem ser concluídas nos próximos meses.

 

Deputado Adelino se diz confiante com projeto do PSD

 

Cascavel – O deputado estadual Adelino Ribeiro se reuniu com a Executiva Municipal de Cascavel do Partido Social Democrático (PSD). Foi o primeiro encontro do parlamentar com a agremiação desde a filiação de Adelino.

“Antes da minha filiação, eu me reuni com o presidente Assis Marcos e com o Beto Guilherme, e conversamos sobre o projeto de fortalecimento da sigla no Estado e em Cascavel. Foi um dos motivos que me animou para estar ao lado do grupo”, destacou.

Segundo o parlamentar, o encontro serviu para apresentações e se colocar à disposição do partido. “Creio que por minha história na política, todos já me conheciam. Mas foi importante esse encontro com todos os membros da Executiva, porque me coloquei à disposição do partido, serei mais um soldado para ir para linha de frente e trabalhar pelo fortalecimento do PSD de Cascavel. Eu não impus condições para minha filiação, sei que o quadro atual tem bons nomes para disputa eleitoral e vamos apoiar as decisões partidárias”, frisou.

Adelino ficou satisfeito com o encontro e viu na Executiva cascavelense um grupo bastante unido. “Cada dia me convenço que fiz a escolha certa e hoje eu percebi que a Executiva tem um projeto muito consolidado para o desenvolvimento de políticas públicas importantes para Cascavel e vai ao encontro daquilo que penso e trabalho. Agora é o momento de arregaçar as mangas e trabalhar ainda mais forte para que possamos conseguir atingir os nossos objetivos”.

 

Foto: Assessoria