Cotidiano

Comunidade recebe hoje lançamento de programa

São Miguel – A comunidade remanescente quilombola Apepu, em São Miguel do Iguaçu, foi escolhida para receber o lançamento oficial da edição 2017 do Projeto Encontros e Caminhos, do Programa Cultivando Água Boa de Itaipu. A solenidade será nesta terça-feira (5), às 9h. No mesmo horário, começam as ações do projeto nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3. As atividades vão até novembro.

Na Apepu, situada na Estrada Velha de Guarapuava em São Miguel do Iguaçu, uma cerimônia marcará o início do Encontros e Caminhos. No local, haverá plantio de 60 árvores e a soltura de dois mil alevinos no Rio Apepu. Representantes da Itaipu Binacional, autoridades municipais, estudantes e pessoas da comunidade participam do momento.

Promovido por meio de um convênio entre a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros, o programa tem como eixo o incentivar o cuidado com o meio ambiente, em prol da sustentabilidade na região, e de motivar o que já vem sendo feito.

Agenda cheia

Durante três meses, o Encontros e Caminhos promoverá expedições ao interior dos municípios; oficinas de cultura, educação e ambiental; rodas de violas e de memórias; mutirões para limpezas de rios; incentivo a criação de hortas comunitárias; peças teatrais e grafitagem. Nesse período, devem ser plantadas mais de 1,2 mil árvores na região. “A ideia é promover iniciativas que depois possam ser transformadas em políticas públicas ou agregadas ao calendário municipal. Tudo isso a um baixo custo e que incentive a participação popular e voluntária”, disse o assistente do diretor de Coordenação de Itaipu, Sérgio Paulo de Oliveira. “Queremos que a comunidade reflita sobre o próprio estilo de vida. E, quem sabe, deixe exemplos para as gerações futuras”.