Política

Comunidade aposta na união dos poderes para obter isenção

Corbélia – Centenas de pessoas acompanharam na noite de sexta-feira, na Câmara de Vereadores, um acalorado debate em torno da isenção da tarifa na praça de pedágio da BR-369 a todos os moradores de Corbélia. O trecho está sob concessão da Viapar e o custo da tarifa para um veículo de passeio, por exemplo, é de R$ 13,40. O encontro também contou com a participação dos deputados estaduais Márcio Pacheco e Ademir Bier. Além dos moradores da cidade, estiveram presentes membros da comunidade da Penha e Ouro Verde.

Para um dos líderes do movimento, o professor André Boniatti, somente a união dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, poderá dar ganho de causa para a população. “Pela primeira vez testemunhamos uma mobilização tão expressiva, aumentando as nossas esperanças de garantir esse benefício para Corbélia”, comentou Boniatti.

A audiência teve a presença da promotora de Justiça, Cláudia Biazus, que deu explicações sobre a questão envolvendo uma via municipal de passagem alternativa aos moradores. Para ela, a sua viabilidade dependerá de um consenso entre as partes envolvidas no assunto e a regular manutenção do trecho por parte da administração. O deputado Pacheco disse na oportunidade que irá acionar a sua assessoria jurídica, em busca de uma brecha no contrato visando uma interpelação judicial embasada na isenção da tarifa aos moradores.

Conforme Boniatti, o prefeito de Corbélia, Giovani Hnatuw, se comprometeu a agendar uma reunião com a concessionária Viapar e também sugeriu a criação de uma comitiva formada por representantes da sociedade para buscar uma solução para o tema. O movimento disse na oportunidade que aguardará por 90 dias uma resposta em torno do encontro para definir os próximos passos a seguir.