Cotidiano

Comportamento: Você pode estar no caminho errado!

Karine Rizzardi

 

A vida se encarrega de nos dar sinais. Nós é que muitas vezes não nos encarregamos de ficar atentos a eles. Quem nunca se meteu em uma furada que, quando comprovou que deu errado, lá no fundinho a pessoa pensou: “Eu imaginava que isso não ia dar certo?”

Há pessoas que insistem em não parar para compreender os sinais que a vida transmite. Mas como você consegue perceber quando está no caminho errado? Quando sua mente fica intranquila e você sente que não está em paz com as coisas que está fazendo. Lembro-me de uma vez, quando ainda adolescente, que eu investia muito tempo pensando nos meus sonhos. Eu ia dormir todas as noites construindo uma série de fantasias que poderiam ocorrer quando eu chegasse lá. Recordo que fiquei o ano todo indo atrás de papeis, de sites que me indicavam os caminhos, mas eu sempre tinha a impressão de que estava lutando contra a maré. Mesmo assim, eu me empenhava e fazia tudo o que estava ao meu alcance. Lá no fundinho, eu tinha a suave sensação de que aquilo não ia dar certo, mas meu desejo de ir era tão expressivo que eu acabava ignorando os sinais. Resultado? O sonho que eu tanto almejava não aconteceu.

“Se eu tivesse entendido os sinais disso antes, eu teria economizado meu tempo e muitos afazeres”, pensei. Mas como tudo na vida tem um tempo certo para acontecer, quatro anos depois meu sonho se realizou. O futuro me reservava surpresas muito melhores das que eu criei na minha mente, mas tive que entender que não adiantava lutar contra um ciclo natural de maturação para a realização dos meus desejos pessoais. Fazer a minha parte é uma coisa, mas dar murro em ponta de faca é outra.

É assim que nos sentimos quando ignoramos os sinais. Se você está fazendo algo que te tira a paz e te deixa incomodado(a) de forma que não sabe o porquê, pare um pouco e pense se é válido continuar. Temos que entender que não devemos mudar o sonho, mas que talvez essa não seja a hora de focar nele. Há tempo para tudo na vida e nós precisamos entender o curso que ela leva.

Quando estamos no caminho errado agimos por teimosia, querendo a qualquer custo que nossa vontade seja satisfeita, mas que talvez não seja o momento certo para que aquilo aconteça. Ficamos impacientes e até irritados quando as coisas dão errado, mas se tivéssemos nos concentrado em entender os sinalizadores, seriamos certamente mais inteligentes ao lidar com as emoções.

O que é mais impressionante nessa história toda é que, de uma forma incrivelmente mágica, todos nós sabemos quando estamos no caminho errado. Nosso cérebro de alguma forma se encarrega de nos avisar. Uns chamam isso de intuição, outros chamam de sinais de Deus. Seja lá o que for, esses sinais sempre aparecem. Basta que aprendamos a decifra-los.

 

A autora é psicóloga especialista de casais e família

(45) 3224-4365

[email protected]