Política

Complexo de Saúde reforçará rede de atendimentos da atenção primária

A estrutura, de mais de 800 metros quadrados, deve ser finalizada neste mês

Complexo de Saúde reforçará rede de atendimentos da atenção primária

Cascavel – Com uma demanda de mais de 25 mil moradores, a região oeste de Cascavel terá sua rede de saúde ampliada com duas novas unidades: a USF Santo Inácio, no Loteamento FAG, e o Complexo de Atenção Primária Tio Zaca, na esquina da Univel. Os novos espaços reforçarão a rede de atendimentos que já conta com a UBS Santa Cruz.

Nessa segunda-feira (4), o prefeito Leonaldo Paranhos esteve na unidade do Tio Zaca para vistoriar a obra e já garantiu que toda a estrutura, de mais de 800 metros quadrados, deve ser finalizada neste mês. “É uma unidade diferenciada. Nós chamamos de Complexo de Saúde. Estamos construindo uma também no Sanga Funda e vamos construir uma no Universitário. Nós sempre destacamos a necessidade de mais unidades de saúde nesta região, visto que temos mais de 25 mil usuários que sempre foram atendidos pela nossa – não menos importante – Unidade de Saúde da Rua Xavantes, mas que esteve sempre com muita lotação. É por isso que estamos construindo duas unidades de saúde nesta região: a unidade do Tio Zaca e a no Loteamento FAG. Então, nós teremos três opções de atendimento na região oeste, horizontalizando esses atendimentos e desafogando um pouco aquela outra unidade. E esta, do Tio Zaca, é de uma categoria elevada, grande e com várias opções. Todas as salas têm ar-condicionado, área de convivência com academia, isso tudo é muito importante porque dá um bom um serviço uma boa qualidade ao usuário do sistema de saúde”, avalia o prefeito.

O local abrigará uma academia da saúde com área de vivência, estacionamento e paisagismo. A unidade poderá comportar quatro equipes de saúde da família, proporcionando ambientes adequados e acessíveis à população e aos servidores.

A unidade receberá investimentos de R$ 2.489.478,32.

Academia da Saúde

O Complexo de Atenção Primária Tio Zaca contará com uma academia da saúde, que é uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos.

No complexo Tio Zaca, a academia da saúde receberá dez equipamentos para exercícios, com sala de vivência interna, sanitários masculinos e femininos, sala de orientação, copa, DML e depósito.

O mobiliário do complexo Tio Zaca está em elaboração do processo licitatório pela Divisão de Gestão de Insumos da Secretaria Municipal de Saúde.