Cotidiano

Complexo da Pampulha ganha título de Patrimônio da Humanidade

20160707-121258.jpgRIO ? O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade, com o título de Paisagem Cultural do Patrimônio Moderno, na manhã deste domingo. A resolução foi oficializada, em Istanbul, na Turquia, após a reunião da Unesco com o ministro da cultura Marcelo Calero, que postou em sua conta no Twitter: “Viva! Pampulha Patrimônio Mundial!”

Em comunicado oficial, o Governo Brasileiro, declarou que “A Unesco, ao reconhecer o valor universal excepcional da Pampulha, considerou o conjunto como símbolo de uma arquitetura moderna distante da rigidez do construtivismo e adaptada de forma orgânica às tradições locais e às condicionantes ambientais brasileiras.” e continua descrevendo o projeto de Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari: “criou uma nova linguagem arquitetônica fluida e integrada às artes plásticas, ao design e à paisagem.”

O Conjunto Moderno da Pampulha é composto pela Igreja São Francisco de Assis, Iate Tênis Clube, Casa do Baile e Museu de Arte, que foi projetado por Oscar Niemeyer

Com esta decisão, a Unesco indica que o Brasil restaure elementos do complexo, estabeleça uma estratégia de turismo para a área e adote medidas para melhorar a qualidade da água da lagoa.

Agora, o Brasil soma 20 na lista dos patrimônios mundiais tombados. Em Minas Gerais, os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina, assim como o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas, já possuem este título.