Cotidiano

Companhia aérea do Havaí pesa passageiros obesos no check-in

Hawaiian_Airlines_Boeing_767-300_-Akohekohe-.jpgRIO – E se as companhias aéreas começassem a pesar passageiros obesos antes de designar seus lugares dentro do avião? É o que a Hawaiian Airlines está fazendo na rota entre Pago Pago, na Samoa Americana, e Honolulu, no Havaí, com a justificativa de distribuir mais homogeneamente o peso por toda a cabine. Uma medida que não agradou em nada os passageiros samoanos.

BV Aviação e obesos

Após ter enfrentado a balança em um voo entre os dois arquipélagos no Pacífico, o empresário Avamua David Haleck apresentou uma queixa contra a companhia aérea junto ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos. Ele alega que a medida é discriminatória, pois só se aplica à rota da Samoa Americana, onde cerca de 70% da população adulta está acima do peso ideal.

“Não é possível mais escolher o assento com antecedência na rota Pago Pago-Honolulu. Mas para outros voos da mesma empresa, sim. Eles dizem que é por medida de segurança, mas o avião que usam é o mesmo há anos e isso nunca foi um problema. Será que nesses anos todos nós voamos sem condições de segurança?” questionou Haleck à Radio New Zealand. Haleck culpa também o monopólio: a Hawaiian Airlines é a única companhia aérea que opera no arquipélago.

À mesma emissora, a companhia aérea afirmou que suspenderá a pesagem prévia dos passageiros, mas que não se furtará em modificar pessoas de lugar, uma vez dentro do avião, se for necessário. O órgão do governo americano ainda está analisando a queixa.