Cotidiano

'Como você escreve tão rápido?', pergunta George Martin a Stephen King

RIO ? Que George R. R. Martin, autor de “As crônicas de gelo e fogo” (saga que deu origem à série “Game of Thrones”), volta e meia é acometido pelos temidos “brancos” não é novidade. Ele fala abertamente sobre o assunto e já desistiu de dar uma previsão sobre o lançamento de “Winds of winter”, sexto livro sobre Jon Snow & cia. Será que dicas do prolífico Stephen King podem ajudá-lo a finalmente entregar a tão aguardada sequência da saga, interrompida com o lançamento de “A dança dos dragões” (editora Leya), em 2011? Links Game of Thrones final

Os dois escritores de best sellers trocaram figurinhas sobre assuntos diversos em um encontro promovido na cidade de Albuquerque, no Novo México (estado natal de Martin), durante a turnê de divulgação do romance mais recente de King, “End of watch”. Passando pela questão do controle sobre a posse de armas até os processos criativos de cada um (“em vez de irmos ao psicólogo, escrevemos. E vocês nos pagam por isso”, brinca o autor de “O iluminado”), o debate terminou com Martin perguntando:

? Como é que você consegue escrever tantos livros tão rápido, p***a? ? diz George, às gargalhadas, ao autor de 54 livros e mais tantos outros contos e novelas.

King explica que tenta escrever seis páginas por dia ao longo de três a quatro horas, “embora a entropia tente intervir”. Portanto, “quando tudo corre bem”, ele consegue entregar um livro novo em aproximadamente dois meses.

Incrédulo, Martin descobre que seu companheiro de palco não costuma passar por bloqueios criativos, ao contrário dele. Entretanto, King se solidariza com a pressão e o assédio que escritores costumam sofrer por parte dos fãs.

? As pessoas gritam com você “queremos o próximo livro, queremos o próximo livro agora!”. Elas se comportam como crianças ? diz ele, observando que nada se compara à pressão sofrida por J. K. Rowling antes da entrega do livro final de Harry Potter.

Segundo King, em um evento em conjunto com a escritora britânica, ela chegou a desabafar com ele depois de ser interpelada por um funcionário da editora Scholastic:

? “Eles não entendem o que fazemos, não?”, e eu disse “como eles poderiam entender, quando nós mesmos não entendemos?”.

É a deixa para George R. R. Martin encerrar a conversa, que tem duração de quase 55 minutos. Assista:

George R. R. Martin e Stephen King