Cotidiano

Como refazer o cartão ValeSim

O cartão do transporte coletivo de Cascavel é o único meio para o pagamento da passagem e a população que usa não pode ficar sem ele, já que há muito tempo não é mais possível pagar a tarifa com dinheiro. Mas o que acontece se a pessoa perder o cartão ValeSim?

Uma estudante universitária que extraviou o cartão e não conseguiu fazer um novo. “Eu fui lá com documentos e com a declaração da faculdade e a atendente disse que não poderia fazer novamente o cartão estudante”, diz a universitária. A informação repassada pela funcionária é de que ela teria que fazer um cartão normal e não poderia refazer o cartão de estudante.

Segundo a gerente de finanças da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), Marilza Matos, todo usuário tem direito de fazer novamente o cartão, seja devido a perca, roubo ou furto, independente se é normal, estudante ou gratuidade.“Quando apresentado o B.O [Boletim de Ocorrência] a pessoa fica isenta de pagar a taxa de dez vezes o valor da passagem para fazer uma nova via do cartão” explica a gerente. Ainda conforme a Cettrans, o valor a ser pago nos casos sem o B.O é de R$ 35,50 pela nova via do cartão ValeSim.

Como fazer o cartão

Para a primeira via são necessárias às copias dos documentos pessoais (RG, CPF) e do comprovante de residência. Isso para o vale-transporte comum. Já o estudante precisa, além desses documentos, levar a declaração de matrícula original do estabelecimento de ensino. Para as gratuidades existem diferentes formas de realização, de acordo com a deficiência física ou sua idade.

Créditos expiraram

Marilza explica que o dinheiro referente às passagens inseridas nos cartões possui validade de um ano. “Após esse período o dinheiro fica para manutenção do sistema, o custo de operação é o mesmo para um ou para 500 mil passageiros” diz. Mas segundo ela e o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro, não há em Cascavel um grande número de usuários que deixa seus créditos expirarem.