Cotidiano

Como o Brexit pode prejudicar 'Game of Thrones'

RIO ? Esqueça os caminhantes brancos, os Lannister e o finado Ramsay Bolton: o Brexit pode ser o maior vilão da próxima temporada de “Game of thrones”. Com a decisão britânica de deixar a União Europeia, a Irlanda do Norte pode deixar de ser a principal base de produção da série da HBO.

Com um custo estimado em mais de US$ 60 milhões por temporada, “Game of thrones” é uma das séries mais caras da televisão mundial. Por isso, a injeção de recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional da União Europeia é crucial para a produção.

Mas com a saída do Reino Unido da UE, esse dinheiro pode deixar de exisitir. Convém notar que a série gera milhares de empregos na Irlanda do Norte e nos outros países onde é gravada, como Espanha, Malta e Croácia.

Com um orçamento menor, os produtores teriam mais dificuldade em criar as cenas épicas de batalha, como a da semana passada, ou os sofisticados efeitos visuais necessários para criar dragões e gigantescas muralhas de gelo. Se optarem por mudar a base de gravação, podem ter problemas de continuidade, além dos custos de adaptação.