Cotidiano

Como é o curso superior na área de pedagogia e qual o papel do pedagogo?

Como é o curso superior na área de pedagogia e qual o papel do pedagogo?

Um dos profissionais mais importantes de toda a sociedade, como todos sabemos, são os professores, responsáveis diretamente pela formação não só de novos profissionais, mas também de novos cidadãos, sobretudo no ensino infantil.

 

Para muitos, isso faz com que a profissão seja extremamente nobre e que, sem sombra de dúvidas, ela devesse ser mais valorizada em nosso país.

 

No entanto, algo que muitas pessoas acabam não sabendo é que nestes casos, nos níveis iniciais de ensino e educação, os professores são formados na área de pedagogia e são pedagogos formados.

 

Muitos, apesar de já saberem isso, também não têm muito conhecimento sobre as possíveis atribuições do pedagogo, visto que ele não é capacitado apenas para ser professor, mas sim para atuar em todo ambiente escolar e com educação.

 

Há diversas áreas de atuação que o pedagogo pode ter em ambientes escolares, tanto nos ambientes de educação convencional quanto em espaços de educação não-formal, como museus e clubes de ensino.

 

Além disso, a pesquisa científica é extremamente forte na área da pedagogia, tendo laços diretos com a psicologia através de áreas como a psicopedagogia.

 

Para compreendermos um pouco mas sobre as atuações do pedagogo e sobre como é o curso superior na área de pedagogia, iremos juntos analisar alguns detalhes sobre esta área, como por exemplo:

 

  1. Temas para TCC de pedagogia em 2022
  2. Melhores Temas de Projeto
  3. Modelo de TCC
  4. Temas Pedagógicos Atuais

 

 

Com isso, vamos juntos conferir um passo-a-passo sobre o curso superior em pedagogia e sobre o papel do pedagogo na sociedade juntamente com suas possíveis atuações profissionais.

 

O que é a pedagogia e quando ela surgiu?

 

De acordo com sua definição no Wikipédia, a pedagogia é uma ciência que possui como objeto de interesse o processo de aprendizagem das pessoas. Ou seja, o objeto de estudo direto desta ciência é a educação e o aprendizado.

 

O berço da pedagogia desde seu surgimento no mundo antigo pode ser considerado a Grécia Antiga, pois foi na Grécia onde surgiram as primeiras ideias e concepções acerca da prática pedagógica e do ensino.

 

Logo, como sugestões de temas de projeto de TCC na área ou para o desenvolvimento de uma monografia, o desenvolvimento histórico da pedagogia como ciência é uma excelente alternativa.

 

Inclusive, o tema é tão recorrente e estudado na parte acadêmica da pedagogia, ou seja, na realização de pesquisas na área, que há uma grande gama de exemplos de TCC de pedagogia prontos com esta temática, para possíveis consultas e inspiração.

 

Após anos de desenvolvimento, contudo, passando pela idade média, a pedagogia possui suas raízes modernas atreladas diretamente a grandes nomes da área durante os séculos XVIII e XIX, como Vygotsky, por exemplo.

 

O que se estuda na pedagogia e como é este curso superior?

Conforme artigo publicado na plataforma especializada em ensino superior, vestibular e mercado de trabalho, a Guia da Carreira, o pedagogo é capacitado para atuar em diversas situações, cargos e funções do ambiente escolar.

 

Contudo, o pedagogo pode atuar também em outros ambientes, como em empresas, através do coordenamento de programas de treinamento, ensino, aprimoramento de profissionais e diversos outros.

 

O curso de pedagogia possui em média quatro anos de duração, podendo variar de acordo com a instituição de ensino em questão. A maior parte das universidades oferece o curso em sua modalidade de licenciatura, no entanto, também há bacharelado na área.

 

Ao longo destes quatro anos de curso, o estudante irá ter contato com disciplinas completamente voltadas para a área de humanas, como:

 

 

  1. Alfabetização e Letramento
  2. Filosofia da Educação
  3. História da Educação
  4. Linguagem Brasileira de Sinais
  5. Relações Humanas
  6. Sociologia da Educação
  7. Didática
  8. Biologia da Educação
  9. Antropologia da Educação

 

Portanto, vários pré-projetos, livros, pesquisas e análises nestes temas estão disponíveis na Internet para possível consulta, estudo e aprendizado destes temas.

 

Uma boa ferramenta para conferir se o curso de pedagogia é o ideal para você ou até para aprender dicas para fazer um bom trabalho na área é justamente a consulta de projetos e a leitura de livros de pedagogia.

 

Onde o pedagogo pode atuar profissionalmente?

 

Como vimos, geralmente o pedagogo é um profissional relacionado ao ambiente escolar em diferentes funções, como diretor, coordenador, professor, assistente e até coordenador pedagógico.

 

Porém, há outros espaços e ambientes onde o pedagogo pode exercer sua profissão de maneira estável e recompensadora, como é possível ver nos seguintes casos:

 

  • Treinamento e Coordenação de Equipes em Empresas
  • Produção de Cursos a Distância
  • Órgãos Públicos Educacionais
  • Editoras de Livros Didáticos
  • Consultorias
  • Escolas de Idiomas

 

 

Apesar de a escola estar diretamente relacionada à educação, é um erro pensar que a educação ocorre apenas dentro da sala de aula. Isso pode ser observado exatamente na grande gama de atuações do pedagogo, sendo um profissional importante na sociedade.