Cotidiano

Como conseguir upgrade para viajar sempre em primeira classe

RIO – Até pouco tempo atrás, mesmo se você tivesse um status médio com uma companhia aérea, você poderia conseguir facilmente um upgrade da classe econômica para a executiva ou a primeira em muitos — senão na maioria — de seus voos. Mas isso mudou. Hoje em dia, conseguir um upgrade gratuito virou exceção, e não a regra, para os passageiros frequentes. Entenda o motivo e veja o que você pode fazer a respeito.

— Está ficando mais difícil conseguir um upgrade — explica Gary Leff, fundador do blog de pontos e milhas View from the Wing. — Porque as companhias aéreas estão monetizando os assentos de primeira classe de uma maneira que não costumavam fazer.

Uma economia saudável nos EUA e em outros países significa que existem mais passageiros premium — e mais pessoas com dinheiro para gastar em upgrades pagos. Além disso, diz Leff, as tarifas de primeira classe já não são tão caras, então é mais fácil convencer os passageiros a comprá-las.

Cerca de 40 empresas aéreas, como Singapore, Etihad e Virgin Atlantic, passaram a oferecer assentos premium em leilão em uma plataforma chamada Plusgrade. A maioria delas permite que você faça um lance uma semana antes da data do voo e poucos dias depois a pessoa é avisada se ganhou. Como se pode deduzir, cada pessoa que ganha um leilão fica com um assento que poderia ter ido — gratuitamente — para um passageiro frequente.

As companhias americanas tradicionais até agora têm resistido à tendência dos leilões, mas a disponibilidade de upgrades minguou por outros motivos.

Por um lado, as fusões entre grandes companhias — como Delta e Northwest, United e Continental e, mais recentemente, American Airlines e US Airways — concentraram o número de passageiros de elite em menos programas. O número de passageiros de elite que disputam um upgrade aumentou, porém o número de assentos premium nos aviões continuou o mesmo.

COMO SE TORNAR VIP

Apesar da redução da disponibilidade de upgrades e da concorrência feroz, você ainda pode tentar conseguir um upgrade. Se você entender como as companhias aéreas fazem essa distribuição, o sistema está em suas mãos, no entanto, de um modo geral, a maioria das operadoras aéreas é muito precavida com seus algoritmos.

Cada empresa define suas próprias regras e pondera distintos fatores, como o nível do status de elite, códigos específicos de tarifa, quanto você gastou em suas passagens e se você tem um cartão de crédito associado à companhia aérea.

Para conseguir um upgrade, você pode tentar algumas estratégias:

Use milhas para comprar um upgrade;

Participe de um leilão: as políticas podem variar de acordo com as empresas e rotas, mas você pode conseguir grandes descontos em bilhetes que antes não poderia pagar;

Escolha o avião: empresas usam aviões diferentes, às vezes nas mesmas rotas. Você pode alterar sua estratégia de acordo com o número de assentos premium do voo;

Evite rotas de negócios: voos com um maior número de viajantes de negócios possuem maior competição para upgrade. — Não voe quando a maioria dos viajantes de negócios voam, como nas manhãs de segunda-feira e quinta-feira e na sexta-feira à tarde entre 17h e 19h30 — diz Leff. — O meio do dia de terças-feiras, quartas-feiras e sábados são sua melhor aposta . Voe durante as férias;

Se você não quiser ter muita dor de cabeça fazendo cálculos, uma estratégia é comprar uma tarifa premium com desconto;

As companhias aéreas estão promovendo esses assentos premium e muitas vezes oferecem aos passageiros da classe econômica a chance de fazer o upgrade por “um pouquinho mais”. As ofertas continuam no check-in e no aeroporto. Compare essas ofertas com as tarifas on-line da mesma rota para ver se valem a pena. Se você conseguir um assento na executiva ou na primeira classe com um grande desconto, é melhor comprá-lo e não se preocupar com a loteria do upgrade.