Cotidiano

Como aproveitar a universidade para ter o melhor futuro profissional

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Prestar vestibular, cursar a
faculdade, se formar, e só depois ser contratado por uma empresa. Embora seja o
mais comum, esse não precisa ser o único percurso de uma trajetória profissional.
Dá para ter contato com o mercado de trabalho e construir relações com
possíveis contratantes ainda na universidade, mesmo antes de conseguir o
primeiro estágio. Para isso, é necessário viver o dia a dia na sala de aula
com os olhos atentos para as oportunidades.

? É importante encarar as provas e
trabalhos da faculdade como desafios, chances de se mostrar para o mundo.
Palestras e estágios também podem ser excelentes oportunidades de inserção,
acúmulo de experiência e networking. Conhecer pessoas é a chave para criar uma
rede de contatos que irão ajudar o aluno no futuro ? indica a coach Patrícia
Bellizzi, autora do livro ?7 Dicas Infalíveis Para Ter Êxito Profissional?.

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Instintivamente, o designer Marcus
Trajano seguiu esse caminho recomendado pela coach. Durante uma aula externa,
no curso de graduação tecnológica de Design de Interiores na Universidade Veiga
de Almeida (UVA), ele conheceu aquele que seria seu empregador. Após se
apresentar e iniciar uma conversa, foi convidado para uma entrevista.

? É
preciso adquirir conhecimento, ler muito e se informar sobre a área que deseja
seguir, mas também fazer networking na faculdade. É importante ser notado pelo
mercado. Conhecer empresas que são destaque, sonhar. Dar a cara a tapa mesmo,
sabe? – afirma Marcus.

Recentemente, Marcus celebrou uma
conquista na própria UVA. Ele venceu nas categorias Design de Interiores e
geral a edição 2016 do concurso Novos Talentos, que premia projetos de
formandos e ex-alunos da área de design. Como prêmio, ele ganhou uma viagem de
intercâmbio para Buenos Aires.

Flora Sant'anna.jpgVencedora na
categoria moda no mesmo concurso, Flora Sant?Anna se mostrou ao mercado criando
sozinha uma linha de acessórios de carnaval, que vendia pela internet. Essa experiência
foi fundamental para o desenvolvimento profissional da designer, que ganhou o Novos
Talentos com um projeto inspirado no empoderamento da mulher negra.

? A moda é um
mercado difícil no qual circulam sempre as mesmas pessoas. Me inspirei
justamente em quem está fora dele. Há uma juventude negra que as grandes
marcas não enxergam, apesar deles já estarem ocupando espaços, criando arte,
fazendo eventos, vendendo por conta própria. Dá para ter um monte de
experiências criando as próprias oportunidades ? diz Flora.

Cuidado
com o imediatismo

Uma das juradas do Novos Talentos, Sharon
Azulay comanda, aos 25 anos, um dos mais prestigiadas grifes de moda praia do
Brasil, a Blue Man. Diretora criativa da marca, a empresária acredita que falta
à nova geração de profissionais a percepção de que uma carreira é construída em
longo prazo, desde a universidade.

Leia também? O maior problema da minha geração é
a ansiedade, o imediatismo. E a moda não é imediata,
assim como qualquer outro mercado de trabalho. A coleção que eu crio hoje só estará
nas lojas daqui a um ano. E quando você começa em uma empresa de moda,
certamente será assistente, limpando imagem, fazendo ficha técnica. Ninguém
começa como gerente ? pondera Sharon.

Para a diretora criativa, quem está entrando no
mercado de trabalho precisa entender que só talento não basta para se dar bem
numa profissão, é necessário estar preparado para o lado prático do trabalho.

– Não adianta ser um super artista e
não conseguir trabalhar em equipe ou não
entregar os projetos no prazo. Hoje, para trabalhar com moda, não basta ser
apenas bom. É preciso ser completo, interessado, profissional e dedicado. Acho
que isso vale para todas as áreas ? conclui Sharon.