Cotidiano

Comitiva visita Toledo em busca de conhecimento

Toledo – O Município de Toledo se diferencia quando se trata de desenvolvimento sustentável. Entre os programas estão o de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, desenvolvido pela Secretaria de Saúde. A iniciativa, que neste ano completa seis anos, tem sido referência não só para o Paraná, mas em outros estados. Tanto que uma comitiva formada por gestores públicos da Prefeitura de Nobres (MT) esteve na cidade nesta semana para conhecer a iniciativa.

Eles foram recepcionados pelo prefeito Lúcio de Marchi, pela diretora da Assistência Farmacêutica de Toledo, Adriane Monteiro Santana, e por farmacêuticas.

Os integrantes têm interesse em conhecer o programa que abrange a distribuição de medicamentos fitoterápicos, por meio da Farmácia de Manipulação com os chás, a parceria com o projeto Florir Toledo, que faz o cultivo das plantas em um trabalho educativo, e Ambulatório de Feridas, que auxilia no tratamento de pacientes com feridas por meio do fitoterápico calêndula.

A ideia do grupo é saber detalhes sobre o projeto e futuramente implantar na cidade de Nobres, cidade turística, revela o prefeito Leocir Hanel. “Pesquisamos sobre cidades que já desenvolvem esse trabalho e que está bem estruturado, e entre esses municípios se destacam Toledo e Betim, em Minas Gerais. Essa visita está sendo muito enriquecedora com muitas informações que certamente irão nos auxiliar a executar esse projeto que será piloto e único no estado do Mato Grosso”.

Ele comenta que a Prefeitura de Nobres tem a preocupação em fazer projeto sustentável para o Município e, com isso, oferecer mais qualidade de vida à população: “Um dos pilares é o turismo e queremos atrelar recursos naturais com produtos naturais, e melhorar a questão da atenção básica da saúde”.

Sobre o Florir

O Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos é um projeto que trabalha toda a cadeia produtiva de plantas e busca garantir a dispensação de fitoterápicos para usuários do SUS. As mudas cultivadas pelos jovens do programa Florir Toledo são distribuídas à população de forma educativa quanto ao uso de plantas medicinais e fitoterápicos.

A fitoterapia de Toledo está disponível em quase todas as Unidades Básicas de Saúde. Dentre as plantas estão melissa, carqueja, cavalinha, chapéu de couro, espinheira santa e os manipulados em formato de medicamento ginkgo biloba, castanha da índia, passiflora, ginsen, entre outros.