Cotidiano

Comitiva de gigante japonesa é a 1ª a visitar o Show Rural

Cascavel – Uma comitiva ligada à Kanematsu, uma das gigantes da indústria japonesa, é a primeira a oficialmente visitar a área que de 5 a 9 de fevereiro receberá o Show Rural Coopavel 2018, em Cascavel. O presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, recebeu ontem o grupo liderado pelo encarregado de importações e exportações para a América do Sul, Takeshi Kidera.

A Kanematsu foi fundada por Fusajiro Kanematsu na cidade de Kobe, em 1889. Em 1918, com o crescimento do negócio, a companhia foi reorganizada e passou a se chamar Kanematsu Shoten Company. Ela atua em vários setores, como metalmecânica, grãos, carnes, tecnologia, logística e até na fabricação de turbinas para aeronaves. É a terceira maior compradora de carnes do Japão e tem há 22 anos parceria com a Coopavel, que é a principal fornecedora brasileira para o grupo de carne de frango.

Com sede em Tóquio e faturamento anual de US$ 10 bilhões, a Kanematsu tem uma política de proximidade com seus parceiros, clientes e fornecedores. Há anos, representantes e gerentes da empresa visitam a Coopavel para estreitar ainda mais laços já bastante consolidados, conforme Dilvo Grolli.

Takeshi Kidera está em visita ao Brasil a cada três meses e se disse impressionado com a organização de uma feira que mostra o que de melhor o Brasil tem em uma área na qual é referência para o mundo. O frango está no fim de uma cadeia ampla e que movimenta cifras significativas e, como ele depende do grão, que compõe o preço da carne, acompanhar esses processos é uma etapa importante para os negócios da Kanematsu, informa o gerente do Departamento de Alimentos da empresa para a América do Sul Fabio Keizo Miyazaki.

Ex-ministro fará palestra

O ex-ministro de Infraestrutura e das Comunicações Ozires Silva fará uma palestra sobre inovação e desenvolvimento tecnológico no dia 5 de fevereiro, às 15h, no Show Rural Coopavel, em Cascavel. O bate-papo com ex-ministro, que foi presidente e co-fundador da Embraer, faz parte das atividades do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), que promoverá uma série de palestras, apresentações e bate-papos durante todo o Show.

O POD é constituído por instituições presentes no oeste do Paraná, com interesse no desenvolvimento do território. A Itaipu Binacional é uma delas.

Plano energético

Outra ação do Programa Oeste em Desenvolvimento será a apresentação do Plano Energético Regional, que está sendo elaborado com apoio da Itaipu Binacional, do CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A proposta é debater a demanda e a oferta de energia no oeste do Paraná.

Parcerias

Também estão previstas, para a semana do Show Rural, as assinaturas de dois termos de cooperação. Um deles será com a Federação de Plantio Direto, para aplicação, no oeste paranaense, do software do Índice de Qualidade Participativo do Sistema Plantio Direto (IQP). O plantio direto é uma prática de conservação do solo muito utilizada na região, onde mais de 90% dos produtores evitam o uso de máquinas para arar a terra. A ferramenta ajudará a avaliar a qualidade do plantio, melhorar as técnicas e corrigir problemas, aumentando a produtividade e a renda dos agricultores.

Outro acordo será firmado entre Itaipu Binacional, instituições e empresas da região com a Câmara Técnica do Peixe, para desenvolver um programa de melhoramento genético da tilápia. Essa foi uma das demandas da cadeia mapeada pela câmara técnica.