Esportes

Comitê homenageia Pelé com a tocha em Santos

219121~1.JPGSANTOS – A tocha olímpica passou, nesta sexta-feira, pelas mãos do Rei do Futebol. Pelé não conduziu a tocha, mas apareceu na sacada do museu que leva o seu nome, em Santos. Ele foi homenageado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em junho, quando brincou dizendo que o Brasil jamais ganhou uma medalha de ouro no futebol porque ele nunca disputou uma edição dos Jogos Olímpicos. Pelé e Olimpíada

? Você sabe que, depois de tanto tempo, sem ter podido jogar uma Olimpíada, poder passar por um momento desses é um presente de Deus. O momento nunca é único, mas sempre o melhor. É muita emoção ? contou Pelé, que também é cotado para acender a pira olímpica.

A escolha da data para a cerimônia coincidiu com o 60º aniversário da chegada dele ao Santos para se tornar jogador do clube.

O fato de ele não ter conduzido a tocha pode ter relação com uma dificuldade de mobilidade, devido a um problema em um procedimento médico. Em 2012, o ex-camisa 10 do Santos e da seleção brasileira implantou uma prótese no quadril. Em abril deste ano ele revelou ter ocorrido um problema naquela cirurgia que o obrigou a fazer uma nova operação em dezembro do ano passado. O procedimento o deixou com dores e dificuldades de mobilidade.

ESTÁ CHEGANDO

O tour da tocha olímpica começou no dia 3 de maio, em Brasília, com escalas previstas em 300 cidades espalhadas pelos 27 estados do país.

A chama deve chegar na cidade do Rio no dia 4, e acenderá a pira Olímpica no dia 5, na cerimônia de abertura.

Em 2012, o ex-camisa 10 do Santos e da seleção brasileira implantou uma prótese no quadril em 2012. Em abril deste ano ele disse ter ocorrido um problema na cirurgia que o obrigou a fazer uma nova operação em dezembro do ano passado. O procedimento o deixou com dores e dificuldades de mobilidade.