Saúde

Comitê de Enfrentamento à covid-19 decide pela prorrogação do decreto até 4 de janeiro em Santa Helena 

A decoração de Natal também está suspensa

Comitê de Enfrentamento à covid-19 decide pela prorrogação do decreto até 4 de janeiro em Santa Helena 

O Comitê instituído em Santa Helena para deliberações acerca dos casos de Coronavírus, reuniu-se na manhã desta quara-feira (9) para discutir o cenário atual de infectados, o número de leitos disponíveis, as avaliações técnicas das autoridades sanitárias e ainda o decreto Estadual.

Considerando que o número de infectados é acima de 100 e ainda existem mais de 300 casos suspeitos aguardando o resultado, o Comitê decidiu pela prorrogação do decreto número 414/2020 até dia 4 de janeiro de 2021 e a manutenção de todas as medidas restritivas já vigentes.

Outro argumento que pesou para a decisão, foi o fato de praticamente todos os leitos disponíveis para o tratamento da doença estarem ocupados em ambos os hospitais conveniados com o Município.

“Os números de positivados reduziram, mas continuamos com uma demanda grande de pacientes que necessitam de internamento e precisamos levar em conta a estrutura limitada de leitos em Santa Helena,” explica a secretária de Saúde, Terezinha Bottega.

Iluminação de Natal

Consta no decreto a suspensão da iluminação de Natal, também shows e aglomerações nos pontos turísticos do Município. Conforme a secretária de Saúde, são medidas restritas de combate à doença. “Obviamente se a praça estivesse ornamentada, a visitação seria inevitável e tão logo a aglomeração, por isso, o Comitê decidiu pela suspensão destas atividades recreativas,” afirma.

Compreensão

Para finalizar, a gestora faz um apelo aos munícipes para que compreendam estas decisões que tem o objetivo de zelar pela saúde da população. Segundo ela, é momento de se cuidar e entender a situação. “Pedimos a colaboração das pessoas até controlarmos o número de positivados pois assim, num futuro não tão distante, poderemos voltar aos grandes eventos e comemorações,” conclui.

O que diz o Decreto

O isolamento dos quiosques e áreas de camping do Balneário, permanecendo permitido apenas o acesso às embarcações e também o isolamento das quadras e playgrounds da Praça Santos Dumont, lembrando que as caminhadas e a circulação permanecem permitidas.

Toque de Recolher das 23h às 5h do dia posterior, proíbe a realização de eventos, o consumo de bebidas alcóolicas em locais públicos, cancela as festividades natalinas e de réveillon, entre outras.

Clique aqui e confira o decreto.