Cotidiano

Comitê da ONU exige fim dos ataques do governo sírio em Aleppo

A Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas aprovou uma resolução condenando fortemente a recente escalada de ataques na cidade síria de Aleppo e recorrentes atos de violência do governo do presidente Bashar al-Assad contra o povo sírio.

O texto foi aprovado com 116 votos. Quinze países-membros foram contra e 49 se abstiveram na votação realizada na terça-feira. A resolução deve ser adotada após nova votação na Assembleia-Geral em dezembro.

O projeto de resolução exige que as autoridades sírias “acabem imediatamente com todos os ataques indiscriminados, incluindo o uso de táticas de terro, ataques aéreos, armas incendiárias, armas químicas e artilharia pesada”, e apela para um cessar-fogo por todas as partes, dizendo que é ‘essencial para alcançar uma solução política” no país.

O comitê também pediu ao Irã o fim de desaparecimentos e abolição de detenções arbitrárias, e expressou uma grave preocupação com as restrições à liberdade de pensamento, religião ou crença.

A medida foi acolhida pelo presidente iraniano, Hassan Rouhani, que promete eliminar a discriminação contra mulheres e minorias étnicas, assim como dar maior espaço à liberdade de expressão.