Cotidiano

Comitê da dengue intensifica ações em áreas com maior infestação do mosquito em Foz

Os dados do último LIRAa mostram uma alta no índice de infestação da forma adulta do mosquito e coloca a cidade em alto risco para epidemias

Fotos: Thiago Dutra/AMN
Fotos: Thiago Dutra/AMN

Tendo como base o último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), o Comitê Municipal de Controle e Prevenção da Dengue definiu novas estratégias de combate ao mosquito em Foz do Iguaçu.

A partir desta segunda-feira (28), as ações serão concentradas no Porto Meira (Ouro Verde, Jardim das Flores, Morenitas) e Jardim São Paulo (Jd. Manaus, Campos do Iguaçu, Panorama e Copacabana), bairros que apresentaram maior infestação do Aedes aegypti. O bairro Morumbi (Jardim Europa e Portal da Foz) também receberá atenção especial a partir da próxima semana.

Os trabalhos consistem na realização de vistorias por parte dos agentes de saúde e agentes de combate as endemias, fiscalização em imóveis fechados e terrenos baldios, vistorias em caixas d’água e piscinas abandonadas, além de roçadas, desobstrução de bocas de lobo e orientação sobre a coleta de lixo (orgânico e reciclável). As ações envolvem a Defesa Civil, CCZ, Foztrans, Secretarias da Fazenda, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Obras e Governo.

Os dados do último LIRAa mostram uma alta no índice de infestação da forma adulta do mosquito e coloca a cidade em alto risco para epidemias. Com 538 casos notificados e 82 confirmados, o município já iniciou o ano epidemiológico 2020/2021 acima da média dos outros anos.

Com período registrando pouca chuva, a opção utilizada pelo mosquito foi por depósitos maiores de água, como caixas, tonéis, cisternas entre outros. Esses locais são justamente utilizados para o armazenamento de água, e por isso são considerados criadouros permanentes. Quando não cuidados adequadamente acabam se tornando uma ótima opção para o desenvolvimento do Aedes aegypti.