Cotidiano

Comitê aprova novas especificações do material têxtil

A mudança passará ainda pela Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, que publicará o novo decreto para embasar a abertura do certame

O Comitê Municipal de Acompanhamento para a Execução do Programa Municipal de Distribuição Gratuita de Uniformes para Alunos da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel deliberou, no fim da manhã de hoje (10), em reunião extraordinária, pelas novas especificações do material têxtil que irá compor o uniforme escolar deste ano. Como determinou o prefeito Leonaldo Paranhos em decreto e visando à transparência, a exemplo das últimas licitações a reunião foi transmitida ao vivo pelas redes sociais, assim como também ocorrerá no ato do certame que definirá a empresa que confeccionará os uniformes.

Ficou aprovada a utilização de tactel 100% poliéster com gramatura de cem a 115 grama para a confecção da calça, da jaqueta, da bermuda e do shorts-saia para as meninas, “que este ano volta a ser confeccionado, atendendo a um pedido dos próprios alunos”, disse a secretária de Educação, Márcia Baldini. Também ficou decidido que todas as peças, com exceção da jaqueta, terão o Brasão do Município – que é o logotipo estampado – serigrafado e não mais bordado, o que reduzirá os custos finais dos kits compostos por nove peças de roupas e um par de tênis.

A ata com as aprovações que comporão o Anexo do novo Decreto da Lei nº 6.032/2012 será agora encaminhada para o Departamento Jurídico da Secretaria de Educação, que irá elaborar o edital com as especificações das peças de roupas. A mudança passará ainda pela Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, que publicará o novo decreto para embasar a abertura do certame.

“Apenas a jaqueta continuará com o Brasão bordado. Além disso, a especificação da calça é sem forro e foram retirados os recortes em tecido verde. Serão utilizados apenas filetes nas laterais, também visando à redução de custos”, detalhou o presidente do Comitê, Vanderlei Augusto da Silva. A cor cinza permanece predominante, com os filetes em verde. Outra mudança também é para a EJA (Educação de Jovens e Adultos), que será entregue apenas o agasalho, as camisetas e os tênis. “A qualidade tem de continuar igual ou melhor”, acrescentou.

Ainda segundo a secretária Márcia Baldini, “a qualidade do uniforme era boa. O que chamou atenção do Comitê foi o material têxtil exigido no anexo, que direcionava a licitação para apenas uma empresa, no que se referia à modelagem da jaqueta, camiseta de manga longa e do blusão de moletom. Com as mudanças no novo decreto que será encaminhado para o gabinete do prefeito Leonaldo Paranhos, esperamos que empresas de Cascavel e do Paraná participem, ampliando a concorrência da licitação, melhorando o preço e a qualidade dos produtos, conseguindo uma economia”.