Cotidiano

Comissários dão dicas de bastidores para se tirar o melhor da viagem

aero.jpg

RIO – Quem melhor do que um comissário de bordo experiente para dar dicas de viagem? O site Business Insider realizou uma pesquisa com mais de vinte profissionais da área e selecionou os melhores conselhos oferecidos por eles.

O principal deles é sobre como conseguir um serviço de bordo mais efetivo. Segundo os profssionais, o ideal é sentar na parte traseira da aeronave, nos últimos assentos.

“A razão é simples: nós evitamos responder a chamados na frente do avião, porque no caminho para levar o item que o passageiro solicitou, diversas outras pessoas vão pedir o mesmo. E isso pode causar um problema, já que os aviões muitas vezes não tem todos os produtos em quantidade além do já contado”, comentou com a revista uma comissária com mais de 30 anos de experiência.

BV-Dicas

Outra dica apontada pelos profissionais diz respeito ao conforto e praticidade para os viajantes frequentes, como eles. Usar a chapinha de cabelo para passar pequenas peças de roupa é uma delas.

Para manter o quarto bem escuro e se recuperar melhor do jet lag, utilize os cabides dos armários para unir as pontas das cortinas e evitar o menor sinal de luz, aconselha uma comissária que trabalha na profissão há 15 anos.

Para dormir bem e se recuperar das longas viagens, evite usar aparelhos eletrônicos uma hora antes de se deitar, leia e tome um chá ou outra bebida quente – menos café. Para um comissário inglês, que trabalha há dez anos, o ritual faz efeito em minutos. “Quando não dá certo, eu costumo levantar, andar um pouco e tentar novamente”.

Viajar com malas leves e deixar espaço na bagagem são outras dicas apontadas pelos comissários, assim como “nunca deixar de aproveitar um café da manhã de graça”.

“Você pode enganar a fome em caso de atraso de voo ou algo assim, se tiver ingerido alguma coisa. Nunca vale a pena ficar com fome”, diz uma comissária com cinco anos de experiência.