Cotidiano

Comissários apelam por abrigo a crianças migrantes em Calais

2016 891383936-201602250837004843_AFP.jpg_20160225.jpgPARIS – Enquanto as autoridades francesas trabalham para desocupar o acampamento de migrantes em Calais, um dos maiores focos da crise migratória na Europa, os comissários de apoio à infância apelaram ao governo que identifique, registre e dê abrigo aos mais de mil menores de idade que vivem informalmente no local. Cerca de sete mil pessoas, de acordo com dados do governo, vivem em condições precárias perto do porto de Calais na esperança de conseguirem entrar no Reino Unido.

Em visita à cidade, o presidente francês François Hollande disse na segunda-feira que o acampamento será totalmente desmontado até o fim do ano. Ele já havia anunciado semanas antes uma cerca para impedir a passagem para o túnel que liga os dois países.

? A situação é inaceitável e todos aqui sabem disso. Temos que garantir um bloqueio durável e eficaz na fronteira franco-britânica ? disse Hollande.

Os comissários responsáveis pela infância disseram que realocar as crianças é questão urgente.

? O fechamento do campo deve ser feito de maneira propícia e planegada, para que as crianças sejam protegidas e não desapareçam do radar das agências ou tentem fazer a travessia perigosa através do Canal da Mancha na traseira de um caminhão ? disse a comissária britânica, Anne Longfield. ? Fico irritada. O governo francês tem que protegê-las.

No início do ano, quando as autoridades francesas começaram a realocar migrantes no local, 129 crianças desapareceram. Especula-se que elas tenham sido sequestradas, levadas para fazer trabalho escravo ou colocadas no mercado negro de adoções.

? Se o campo for esvaziado, deve cumprir com a lei francesa. Toda criança que vive ali deve receber acomodação adequada ? concordou sua homóloga francesa, Geneviève Avenard.

O governo da França anuncidou planos para dispersar os migrantes de Calais para centros de atendimento do país, onde eles serão capazes de pedir asilo.

? De agora em diante nossos objetivos são claros: garantir a segurança do povo de Calais, manter a ordem pública e assegurar aos migrantes e refugiados condições dignas ? declarou o presidente Hollande.

Hollande: acampamento de Calais deve ser desmantelado