Cotidiano

Comissão vai vistoriar terminais

Atendendo à reivindicação da Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel), a Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) vai acompanhar uma comissão organizada pela própria associação para visitar as obras dos terminais de transbordo urbano Oeste e Sudoeste, que devem ser concluídas em setembro. O dia e horário da vistoria ainda não foram divulgados.

A comissão será definida nesta sexta-feira (29) e apresentada à Cettrans na próxima semana. De acordo com o presidente da Adefica, Nelson Cabral, a presença da associação nesta etapa dos dois empreendimentos garante que sejam cumpridas questões voltadas à acessibilidade e à mobilidade das pessoas com deficiência. Antes do acordo com a Companhia, a associação pediu apoio aos vereadores no processo de fiscalização.

Cabral comenta que uma das abordagens da visita estará relacionada ao acesso aos ônibus. Segundo ele, o ideal era de que os veículos tivessem rampas rebaixadas e não o atual sistema de elevadores, que obriga o motorista a deixar a função para auxiliar um cadeirante que vai embarcar ou desembarcar do ônibus. “Como os ônibus em Cascavel não têm mais a figura do cobrador será o próprio motorista que fará este trabalho, que leva um determinado tempo. Para que todo processo ocorra de forma ágil e segura, a proposta é de rampas rebaixadas, que facilitem a entrada e saída dos usuários”, afirma.

Grande fluxo

Além disso, Cabral atenta para outro detalhe, que conforme ele, pode se tornar um sério problema se não for corrigido antes da inauguração dos novos espaços. “Os terminais são pontos em que há um grande fluxo de pessoas e este tumulto prejudica a mobilidade dos cegos. A Adefica vai propor também, após a visita, que sejam criadas estratégias que atendam este grupo de pessoas”, diz. A associação ainda não tem uma proposta definida quanto a esta questão, porém, com o projeto dos novos terminais em mãos, que serão guias durante a vistoria com a Cettrans, detalhes como este serão ajustados.

E nos prontos…

 

Dentro do projeto de revitalização dos terminais de transbordo urbano, dois deles já foram finalizados – o Leste e o Nordeste. Cabral garante que, embora prontos, a Adefica vai vistoriá-los e qualquer sinalização de descumprimento com a legislação que assegura o direito à acessibilidade, o Ministério Público será acionado.