Cotidiano

Comissão Europeia questiona Facebook sobre mudanças no WhatsApp

BRUXELAS e COPENHAGUE – Após embates recentes com Apple e Google, a Comissária de Defesa da Concorrência da União Europeia, Margrethe Vestager, está fazendo perguntas ao Facebook sobre a mudança na política de privacidade do WhatsApp.

Segundo Margrethe, funcionários da Comissão estavam ?fazendo algumas perguntas adicionais? sobre as alterações anunciadas no mês passado e que vão permitir que anúncios no Facebook e Instagram se valham de informações obtidas de usuários do WhatsApp. A medida vem dois anos após o órgão aprovar a compra do aplicativo de troca de mensagens pela rede social americana.

? O fato de que eles não fizeram uma fusão de dados não foi um fator decisivo quando o negócio foi aprovado, mas isso ainda era parte da decisão, então estamos fazendo algumas perguntas adicionais para descobrir o que está acontecendo ? disse Margrethe em entrevista à Bloomberg News em Copenhague. ? O que nós vamos fazer com as respostas que obtivermos ainda é uma questão em aberto.

A comissária focou os esforços antitruste da UE em como grandes empresas de tecnologia usam seu poder de mercado. No mês passado, ela determinou que a Apple pagasse ? 13 bilhões de impostos à Irlanda.

Ela já havia acusado a Google de abusar de seu papel como o maior mecanismo de busca da internet para forçar a presença da empresa e seus recursos em celulares e serviços de anúncios e compras.

Procurado pela Bloomberg, o Facebook afirmou por e-mail que está ?cooperando com a comissão e vai continuar a dar informação detalhada para responder as questões?.

A aprovação da UE para fusões pode ser revogada se as empresas derem informações incorretas durante o processo de aprovação.

A comissária foi alertada que dados pessoais reunidos por pesquisas e comportamento on-line ajudam a pagar por serviços da web que as pessoas pensam ser grátis. Reguladores antitruste podem ver problemas se uma empresa retiver dados que não podem ser duplicados por nenhuma outra, disse ela em um pronunciamento na sexta-feira.