Cotidiano

Comissão Europeia investigará fusão entre Dow Chemical e DuPont

BRUXELAS – A Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira que abrirá investigação sobre o plano de fusão de US$ 130 bilhões entre as gigantes americanas do setor químico Dow Chemical e DuPont. O inquérito busca determinar se a operação, anunciada em dezembro último, ?é suscetível de reduzir a concorrência em áreas como a proteção de culturas, sementes e certo produtos petroquímicos?.

A fusão entre as duas companhias ciraria ?a empresa integrada mais importante do mundo nos setores de agricultura e sementes?, em uma indústria ?já concentrada a nível mundial?, destacou o órgão europeu em comunicado.

A CE, com sede em Bruxelas, teme que a operação ?provoque um retrocesso da inovação no âmbito da proteção de culturas? e ?diminua a competitividade? nos mercados de herbicidas e inseticidas.

?Os agricultores dependem para sua subsistência de um acesso a produtos fitossanitários e sementes a preços competitivos. Temos que velar para que essa futura operação não provoque nem aumento dos preços nem uma redução da inovação nos mercados desses produtos?, avaliou Margrethe Vestager, comissária europeia antitruste da CE.

Após saber a operação em 22 de junho, a Comissão Europeia realizou uma investigação preliminar. No entanto, os documentos apresentados pelas empresas em 20 de julho não foram suficientes ?para dissipar com clareza as séria dúvidas sobre compatibilidade da operação com a regulamentação da União Europeia (UE) sobre as concentrações (de mercado)?, diz o texto da nota.

A Comissão dispõe agora de 90 dias, até 20 de dezembro deste ano, para publicar a decisão.

Caso a fusão prossiga, a nova entidade ? chamada DowDuPont ? será dividida em uma segunda etapa em três empresas independentes: uma dedicada à agricultura, outra à ciência de materiais e uma terceira ao setor químico.