Cotidiano

Comissão Europeia diz que ?bola ainda está em jogo? em acordo com os EUA

BRUXELAS e BERLIM – A Comissão Europeia ? braço Executivo da União Europeia (UE) ? disse, nesta segunda-feira, que tem uma ordem unânime dos 28 membros do bloco para concluir negociações sobre um acordo de livre comércio com os Estados Unidos, um dia depois de o ministro da Economia da Alemanha afirmar que as conversas tinha ?de fato falhado?.

No domingo, Sigmar Gabriel, da Alemanha, afirmou que as negociações fracassaram porque a Europa rejeitara algumas demandas americanas.

Perguntado sobre as afirmações de Gabriel, um porta-voz da Comissão Europeia disse que ?a bola ainda está em jogo? na Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, na sigla em inglês).

? Embora conversas sobre comércio levem tempo, a bola ainda está em jogo agora, e a Comissão está fazendo progresso constante nas atuais negociações do TTIP ? explicou em conferência com jornalistas Margaritis Schinas, porta-voz da Comissão Europeia.

Segundo Schinas, as negociações chegaram a um ponto importante:

? As conversas agora estão entrando em um estágio de fato crucial, uma vez que temos propostas para quase todos os capítulos sobre a mesa e uma boa noção dos contornos do acordo futuro.

MUITO PODER A MULTINACIONAIS

Três anos de negociações não conseguiram resolver múltiplas diferenças, incluindo pontos sobre alimentos e segurança ambiental, com críticas de que o pacto daria muito poder às grandes multinacionais às custas de consumidores e trabalhadores.

Os que apoiam um amplo acordo de livre comércio entre EUA e UE veem potencial de ganhos econômicos para os dois lados do Atlântico. Ministros do Comércio do bloco vão discutir a questão em sua próxima reunião, que acontecerá dia 22 de setembro na Bratislava, Eslováquia.

Segundo Schinas, a Comissão estava pronta para finalizar o acordo no fim deste ano, mas não às custas ?dos padrões de segurança, de saúde, social e de proteção de dados da Europa, ou nossa diversidade cultural?.

O referendo britânico de junho, quando se definiu a saída do Reino Unido da UE turvou mais o quadro, embora Schinas tenha insistido que Bruxelas ainda negocia em nome de todos os 28 membros do bloco, incluindo Londres.

Mas a perspectiva de um Brexit ? como é chamada a saída da Grã Bretanha do bloco ? desencadeou mais dúvidas de que o TTIP poderia ser concluído nos últimos meses de governo do presidente americano, Barack Obama.

Essa saída iminente do país também deixou incerto o status exato do Reino Unido em qualquer acordo, enquanto Londres pondera suas futuras conexões com a União Europeia.

MINISTRO É CRITICADO NA ALEMANHA

Na capital alemã, as principais associações da indústrias criticaram as observações de Gabriel e instaram o governo do país a mostrar maior comprometimento com acordos de livre comércio.

Para o presidente da associação industrial BDI, Ulrich Grillo, foi ?espantoso? que o ministro ? que também é vice-chanceler e presidente do Social Democratas ? tenha declarado as negociações fracassadas, quando as conversas ainda estavam acontecendo.

Altos funcionários de outras associações industriais como a VDMA e a que representa o setor automotivo, a VDA, também mostraram descontentamento com os comentários de Gabriel, que ressaltam as crescentes divisões dentro da coalizão de Angela Merkel antes das eleições do ano que vem.