Cotidiano

Comissão do impeachment tem sessão esvaziada e até conversas sobre São João

BRASÍLIA – A comissão especial do impeachment realiza mais uma reunião para ouvir duas testemunhas técnicas. Pouco antes do início dos trabalhos, a jurista Janaina Conceição Paschoal agradeceu o apoio que recebeu no dia anterior do líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB). À espera de quórum, os senadores ainda passaram cerca de cinco minutos conversando sobre as festividades de São João no Nordeste.

? Senador Cássio, obrigada pelas declarações de ontem, viu? ? disse a jurista, dando um abraço no senador.

? Imagina, você está fazendo um trabalho fantástico ? respondeu o tucano.

Na quinta-feira, Janaina irritou os aliados da presidente afastada Dilma Rousseff. Representante da acusação, Janaina causou polêmica durante os debates ao tratar, de forma paralela, da operação da Polícia Federal que levou à prisão o ex-ministro Paulo Bernardo, marido da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). Ela questionou a ex-secretário de Orçamento Federal Esther Dweck se o sistema que trata dos decretos tinha sido realizado pela empresa Consist, apontada na investigação como envolvida no esquema que levou à prisão do ministro.

A menção rompeu um “acordo tácito” dos senadores de ignorar o tema. A senadora Vanessa Grazziottin (PC do B-AM) irritou-se. Ela reclamou que a advogada fazia discurso político na comissão.

O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), defendeu Janaina. Afirmou que o advogado de defesa, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, também fez, em alguns momentos, discurso político.

Hoje está sendo ouvida a primeira testemunha de defesa. É Francisco José Pontes Ibiapina, ex-secretário-executivo do Ministério do Trabalho. Em seguida, será ouvido Marcos de Oliveira Ferreira, diretor de Programas Especiais da Secretaria de Orçamento Federal.

A sessão começou com apenas cinco senadores, o que fez o presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), esperar alguns minutos. Ao iniciar a sessão, reagiu com brincadeira a uma questão de ordem de Vanessa, que nem esperou ele terminar de falar.

? Questão de ordem, senhor presidente ? disse Vanessa.

? Já? ? disse Raimundo Lira, provocando risos generalizados.

? Só queria pedir para esperarmos cinco minutos para a chegada de mais senadores ? explicou Vanessa, sendo atendida.

Em seguida, ficaram cinco minutos falando das festais juninas e até e outras folclóricas.A senadora Vanessa falou da festa em Parintins (AM).

? Caprichoso é vermelho, né? ? conversou Raimundo Lira.

? Não, é o azul ? disse Vanessa.

Em seguida, com oito senadores, os debates começaram.