Cotidiano

Comissão do impeachment retoma depoimento de ex-presidente da Caixa

BRASÍLIA – A comissão especial do Senado que analisa o processo de impeachment retoma nesta terça-feira o depoimento de Maria Fernanda Coelho, ex-presidente da Caixa e ex-secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A reunião começou às 11h31.

O depoimento ontem foi interrompido após um apagão deixar o Senado sem luz. A sala da comissão ainda funcionou por alguns minutos com ajuda de um gerador, mas a sessão teve de ser suspensa quando chegou a informação de que o gerador só suportaria a carga por mais dez minutos.

Além de Maria Fernanda, serão tomados mais três depoimentos. Falarão aos senadores os ex-ministros Aldo Rebelo e Luís Inácio Adams, além de Antônio Carlos Stangherlin Rebelo, técnico do Conselho Nacional de Justiça que atua na área de análise de créditos suplementares.

O depoimento de João Luiz Guadagnin, diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção do Ministério do Desenvolvimento Agrário, foi remarcado para quarta-feira. Ele também falaria aos senadores na noite de segunda, quando houve a interrupção devido ao apagão. Nessa quarta, serão tomados os últimos depoimentos da defesa da presidente afastada, Dilma Rousseff.

As diligências serão encerradas na próxima terça-feira com a oitiva do coordenador da comissão de peritos, João Henrique Pederiva, e de um assistente técnico indicado pela acusação e outro pela defesa. Está marcado para o dia 6 de julho o depoimento de Dilma. Ela não é obrigada a comparecer, podendo ser representada pelo advogado, o ex-ministro José Eduardo Cardozo. Pelo cronograma aprovado na semana passada, a previsão é que o processo seja concluído até o final de agosto.