Cotidiano

Comissão do Impeachment ouve hoje ex-ministro Nelson Barbosa e mais quatro testemunhas

BRASÍLIA — A comissão especial do Senado que analisa o processo de impeachment ouve nesta sexta-feira o depoimento do ex-ministro da Fazenda e do Planejamento Nelson Barbosa e mais quatro testemunhas da defesa da presidente afastada Dilma Rousseff.

O depoimento de Barbosa é o mais esperado pela defesa. Espera-se que ele demonstre que os decretos de crédito suplementar foram editados dentro da normalidade e que as chamadas pedaladas fiscais não podem ser enquadradas como operações de crédito vedadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Os aliados do presidente interino, Michel Temer, por sua vez, esperam fazer um embate sobre esses temas para tentar demonstrar que houve a prática de crimes de responsabilidade.

Além de Barbosa, estão previstos para esta sexta-feira os depoimentos de José Henrique Paim Fernandes, ex-ministro da Educação, Zarak de Oliveira Ferreira, diretor do Departamento de Programas de Infraestrutura da Secretaria de Orçamento Federal, Antonio José Chatack Carmelo, Analista do Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento e Georgimar Martiniano de Sousa, analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Orçamento Federal.

Nessa quinta-feira foram ouvidas outras quatro testemunhas de defesa que ocuparam cargos de segundo e terceiro escalão nos ministérios da Educação e do Planejamento. Eles ressaltaram o aspecto técnico e a rotina na edição dos decretos de crédito. Observaram que esses decretos não significaram aumento de gastos.

A comissão decidiu ainda as perguntas que serão encaminhados aos peritos. Serão 99 os questionamentos que terão de ser respondidos até o dia 27.