Política

Comissão de Saúde, Consamu e profissionais do setor debatem melhorias no trabalho

Profissionais da saúde pedem revisão na carga horária e no salário

Comissão de Saúde, Consamu e profissionais do setor debatem melhorias no trabalho

Uma reunião realizada no final da tarde de segunda-feira (15), na antessala do Plenário da Câmara de Vereadores de Cascavel, debateu reivindicações pela melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde que atuam na cidade. A coordenação foi da Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS), formada pelos vereadores Edson Souza (MDB), presidente, Sadi Kisiel (PODE) e Cidão da Telepar (PSB). A vereadora Professora Liliam (PT) também participou.

Além dos vereadores, compareceram representantes da diretoria do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu), liderados pelo presidente da entidade, Luiz Ernesto Giacometti, que é também prefeito de Palotina. Consamu e CSAS ouviram do grupo de servidores da saúde presentes um conjunto de reclamações e pedidos de melhoria.

Karine Fernandes, que é enfermeira do Samu há 3 anos, resumiu as reivindicações. “Estamos trabalhando há um ano já na luta contra a covid-19, totalmente expostos, e a gente precisa de uma revisão na carga horária, na questão salarial. Temos agora uma gestão nova e estamos apostando nisso, acredito que vamos ter um resultado positivo”, disse ela.

Para Giacometti, a solução para a situação que ele encontrou ao assumir o Consamu era “triste” e só pode ser resolvida pelo diálogo. “Nós vamos conversar, ter a maturidade para ouvir as reivindicações e saber os nossos limites do que podemos fazer. Mas tudo sem gerar medo de perseguição, para que as pessoas não trabalhem abaladas, com estresse, sem saber se vão poder trabalhar ou serem mandados embora. Então vai ter diálogo, conversas, vamos sentar e discutir o melhor para todos”, garantiu o presidente do consórcio.