Cotidiano

Comissão de Residência Médica habilita novas especialidades no Hospital Costa Cavalcanti

Áreas de referência na instituição, os programas de Cirurgia Oncológica e Neonatologia somam-se a outros quatro já disponíveis para Residência Médica no HMCC. As inscrições para o Processo Seletivo 2021 já começaram

Comissão de Residência Médica habilita novas especialidades no Hospital Costa Cavalcanti

A CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica) habilitou duas novas especialidades para o PRM (Programa de Residência Médica) do HMCC (Hospital Ministro Costa Cavalcanti) em Foz do Iguaçu. As vagas são nas áreas de Cirurgia Oncológica e de Neonatologia, referências na institiução. Elas somam-se a outras já existentes nos programas de Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Radiologia e Diagnóstico por imagem e Cardiologia. Agora, o HMCC conta com seis programas de residência, o que possibilitou a abertura de dez vagas no Processo Seletivo 2021.

A habilitação dos novos programas de Cirurgia Oncológica e Neonatologia foram comemoradas pela instituição. Segundo o diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini, poder oferecer capacitação aos profissionais em áreas que o hospital é referência, é de grande importância. “A ideia da Residência Médica é que os futuros profissionais possam aprender na prática, e atuar nestes dois setores, que temos estrutura completa e corpo clínico reconhecido, agrega ao futuro dos residentes”, salientou.

Com o Plano Diretor de Obras do Hospital Costa Cavalcanti aprovado em 2019, a ideia é que, no futuro, os profissionais possam ser incorporados ao corpo clínico da instituição. “A área de neonatologia passará por uma ampliação e ganhar 10 novos leitos. Com isso, será necessário ter uma equipe capacitada e pronta para o atendimento, melhor ainda se parte da formação deles aconteceu aqui dentro”, finalizou o diretor.

Processo Seletivo 2021
Na quarta-feira, dia 03 de novembro, a Comissão de Residência Médica (COREME) da Fundação de Saúde Itaiguapy – administradora do HMCC, abriu as inscrições para o Processo Seletivo 2021 do PRM. Ao todo, são ofertadas dez vagas: uma para Anestesiologia, duas para Ginecologia e Obstetrícia, duas para Radiologia e Diagnóstico por imagem, duas para Cardiologia, uma para Cirurgia Oncológica, e duas para Neonatologia.

As inscrições devem ser realizadas somente via internet, pelo site www.hmcc.com.br, no período de 18/11/2020 a 15/12/2020. A seleção se dará em duas fases, com prova escrita, objetiva, no dia 19 de dezembro, e prova prática e entrevista com arguição de currículo, em 09 de janeiro de 2021. O edital completo pode ser acessado no site www.hmcc.com.br

Onde tudo começou – O programa de residência médica iniciou em 2016 já credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (MEC). A primeira turma se formou em março de 2019, e a segunda em fevereiro de 2020. No Costa Cavalcanti, o profissional sai habilitado para prevenir, diagnosticar, tratar e acompanhar qualquer paciente, de acordo com a área de formação, seja na Anestesiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Cardiologia, Cirurgia Oncológica, ou Neonatologia.