Cotidiano

Comissão começa análise de projeto contra corrupção

BRASÍLIA ? A comissão da Câmara que analisa as medidas de combate à corrupção superou o quórum mínimo ? que exige presença de 16 parlamentares ? e iniciou nesta terça-feira a análise das propostas do relator Onyx Lorenzoni (DEM-RS). O presidente da comissão, Joaquim Passarinho (PSD-PA), tem dúvidas se a comissão vota ainda hoje o relatório, já que, quando se inicia a ordem do dia no plenário, no final da tarde, os trabalhos da comissão precisam ser suspensos. Há mais de vinte deputados inscritos para falar na comissão e cada um tem direito a 15 minutos.

No início dos trabalhos, o deputado Fernando Francischini (SD-PR) foi surpreendido com a decisão de seu partido de excluí-lo da comissão. Ele é um dos quatro autores do projeto, que teve como base proposta do Ministério Público Federal.

? Quero denunciar essa manobra espúria de retirarem meu nome no último minuto. Iria votar sim ao relatório ? disse Francischini.

O deputado está entre os que votam de acordo com as propostas defendidas pelo MPF. Como o relator Onyx retirou de seu texto a previsão de punição para promotores e juízes e há movimento para derrubar essa versão, a retirada de Franchischini seria uma tentativa de resgatar a punição.

DEPUTADO CRITICA PROCURADOR DA LAVA-JATO

O deputado Fausto Pinato (PP-SP) criticou o comportamento de Deltan Dallagnol, coordenador das propostas e que acompanha a sessão, e disse que o procurador – a quem chamou de “Delta” – fica instigando contra os parlamentares nas redes sociais. Pinato é autor de um voto em separado que defende a previsão de crimes de responsabilidade para juízes e membros do Ministério Público, que foi excluído do relatório de Ônyx Lorenzoni (DEM-RS). Ele é contrário às medidas apresentados por Dallagnol e afirmou que a atuação do juiz Sérgio Moro é a prova de que não há necessidade de nova legislação, que endureça no combate à corrupção.

? Quero dizer que tem gente boa e séria aqui, como tem no Ministério Público e no Judiciário, onde tem porcaria também. Tem corrupto lá também. Sou profundo admirador dos juízes e dos procuradores, mas discordo das medidas apresentadas pelo Ministério Público. A Lava-Jato e a atuação do juiz Sérgio Moro são as provas que existem leis de sobra para botar corrupto na cadeia. Não fosse assim, não teria colocado dezenas de figurões na cadeia ? disse Pinato, que afirmou ainda que o relator está ouvindo apenas o procurador Dallagnol.

? Querem aprovar essas medidas como se fossem imprescindíveis e querem jogar a sociedade contra a gente (deputados). O resto é demagogia barata.

Dallagnol assiste à sessão, sentado no plenário. Na sua rede social, ele defendeu um “tuitaço” na internet a favor das medidas de combate à corrupção. Procurado antes da sessão, ele disse que daria entrevista apenas no final da reunião.