Cotidiano

Comissão busca qualidade e economia na compra de uniformes escolares

A partir de agora o documento será encaminhado ao jurídico da Secretaria de Educação para elaboração de editais

Cascavel – O Comitê Municipal de Acompanhamento para a Execução do Programa Municipal de Distribuição Gratuita de Uniformes finalizou e aprovou as especificações para as novas aquisições aos alunos. A partir de agora o documento será encaminhado ao jurídico da Secretaria de Educação para elaboração de editais.

A expectativa é de que até o mês de março o processo de licitação seja iniciado. Além das mudanças previstas na qualidade e número de peças, a expectativa é de que haja economia na compra dos novos uniformes escolares que no ano passado teve o custo de R$ 5, 5 milhões.

O tecido utilizado na confecção deverá ser de tactel, 100% poliéster. Outra mudança é referente aos bordados que agora somente permanecerão nas jaquetas. Nas demais peças o símbolo do município será em serigrafia.

“A especificidade do poliéster era o que mais impedia que outras empresas participassem. Com a alteração da qualidade do tecido nós vamos abrir para que outras empresas possam participar, inclusive de Cascavel. Dessa forma, esperamos ter melhor qualidade e que o preço também diminua”, ressalta a secretária de Educação, Márcia Baldini.

Cada aluno deverá receber dez peças. Ainda não há definição de quantos kits serão pedidos devido à oscilação no número de alunos matriculados na rede municipal. “Nós iniciamos com um número de alunos segunda-feira e hoje temos 300 a mais. As matrículas ocorrerem frequentemente ainda mais pela crise econômica, famílias estão retirando os filhos de escolas particulares e trazendo para a rede pública”, esclarece a secretária.

Inclusão

O shorts-saia que havia sido retirado do kit será incluso novamente para as meninas.  “Esperamos agilizar tudo isso o mais rápido possível para que as crianças recebam os novos uniformes do município, pois sabemos que muitas delas têm necessidade dessas peças”, afirma o presidente do Comitê, Vanderlei Augusto da Silva. Segundo ele, tudo todas as decisões foram em conjunto por diversos segmentos da sociedade e que partir de agora o Comitê espera que o processo de licitação ocorra abertamente no auditório da prefeitura com ampla divulgação.

Retorno às salas de aula

Com relação ao quadro de professores municipais, haverá decreto para que professores que estão lotados em secretarias voltem para a sala de aula. “Fizemos um pedido para o departamento de Recursos Humanos para que os professores que estão em outras secretarias, voltem. A proposta foi bem aceita e muitos retornaram em caráter provisório até o dia 10 de março, até o chamamento do processo seletivo”, explica a secretária de Educação, Márcia Baldini.