Cotidiano

Comício de Trump leva tensão de volta à Califórnia

201605251803468464_AP.jpgANAHEIM, CALIFÓRNIA ? A polêmica campanha do candidato republicano Donald Trump continua a incendiar a disputa eleitoral nos Estados Unidos, mesmo após a desistência do outros nomes do partido que buscavam uma indicação para as eleições presidenciais em novembro. Após tumultos em Illinois, Flórida, Novo México, Wisconsin, Geórgia e Arkansas, a Califórnia ? maior colégio eleitoral do país, onde serão realizadas as últimas primárias ? também registrou distúrbios em eventos de campanha, na cidade de Costa Mesa, no fim do mês passado. Nesta terça, o retorno do magnata ao estado, mobilizou um grande número de policiais que se organizaram para manter a paz durante o comício em Anaheim, nos arredores de Los Angeles.

Como de costume, o discurso do bilionário foi interrompido por protestos vindos da plateia. O republicano pediu à segurança que mantivesse a calma enquanto retirava o manifestante.

? Não o machuquem, rapazes ? gritou Trump, antes de se explicar. ? Digo isso para as câmeras de TV, embora ele seja uma pessoa ruim. Em todo o país não há lugar mais seguro que um comício de Trump.

Clima de tensão do lado de fora

A polícia californiana rapidamente montou barreiras e tratou de separar opositores e partidários do magnata. Embora nenhuma prisão tenha sido registrada, um grupo de apoiadores do bilionário que gritava palavras racistas foi escoltado e removido da entrada do centro de convenções. Segundo o porta-voz da polícia de Anaheim, apenas uma pessoas foi detida, por vender camisetas sem licença.

Desde cedo, o centro de convenções da cidade ficou repleto de apoiadores e opositores do magnata, que trocaram empurrões e ofensas.

? Quando reagimos da maneira que eles esperam, engrandecemos Trump ? diz Enrique Lopez, que também esteve no comício de Costa Mesa, e disse ter visto comportamento errados dos dois lados. ? As pessoas passaram a atacar umas às outras, e isso não pode acontecer. Todos têm o direito de votar em quem bem entenderem e ninguém deve apanhar por isso.

Enquanto Lopez buscava separar desafetos, manifestantes jogaram um boneco de Trump no chão e o destruíram. Do outro lado, agarrada a uma Bíblia, uma eleitora do magnata repetia que os manifestantes iriam ?queimar no inferno?.

? Não podemos responder com violência. Digam a eles que os amam ? gritava Edgar Garcia, tentando conter os eleitores de Trump. ? Não podemos deixar as coisas saírem do controle e ficarem violentas. Usem suas vozes.