Cotidiano

Comércio internacional de pangolins está proibido

2002-054083-_20020801.jpgRIO ? O comércio internacional de todas as espécies de pangolim ? considerado o mamífero mais ameaçado do mundo ? foi proibido nesta quarta-feira como resultado de uma votação da Convenção sobre o comércio internacional de espécies em risco (CITES), realizada em Johannesburgo.

Criaturas noturnas de andar lento e corpo coberto por escamas (feitas de queratina), o animal é encontrado pela Ásia (sudeste) e África, porém mais de um milhão foram levados da selva na última década, estima-se. Até o momento, o comércio das oito espécies conhecidas deste mamífero insetívoro, que se alimenta principalmente de formigas, estava legalmente regulamentado.

?O comitê aceita que todos os pangolins (africanos e asiáticos) sejam inscritos no anexo 1?, que proíbe o comércio de espécies em risco de extinção, indicou a CITES em sua conta no Twitter.

O pangolim pesa menos de 20 quilos e se enrosca em forma de bola quando é ameaçado, o que o torna presa fácil para caçadores ilegais. Na cultura tradicional africana, ele é conhecido por afastar o mau-olhado. A espécie tem algumas características semelhantes às do tamanduá, comum em solo brasileiro, e inspirou o pokémon Sandslash.

Sua carne delicada, assim como seus órgãos e ossos são muito apreciados por chineses e vietnamitas. Adeptos da medicina alternativa atribuem às suas escamas virtudes terapêuticas.

?Os asiáticos usam as escamas dele com vários propósitos, que vão de tratamento de câncer até o de males mais simples, como inchaço e artrite?, explicou à BBC Lisa Hyood, da organização Tikki Hywood Trust, baseada no Zimbábue, que resgata, reabilita e liberta pangolins. ?Alguns curandeiros tradicionais africanos também utilizam o pangolim, mas não no mesmo nível e na mesma quantidade que eles têm sido usados na Ásia?.