Cotidiano

Comércio diz que as vendas do Dia das Crianças foram boas

As consultas para vendas a prazo caíram 8,95% na semana do Dia das Crianças

Assis Chateaubriand – Contrariando o resultado pessimista apresentado pelo comércio varejista no País no Dia das Crianças, a região Oeste comemora as vendas impulsionadas pela data comemorativa e se reanima para faturar mais no fim do ano.

Apesar dos juros elevados e a inflação alta que frearam o consumo da maioria dos brasileiros, lojistas perceberam um comportamento diferente nos consumidores do Oeste. O relatório com o número final de vendas deve sair nesta semana, mas a Aciac (Associação Comercial de Assis Chateaubriand) se antecipa ao afirmar que o resultado será satisfatório a exemplo do movimento observado nas lojas.

A mesma impressão têm os empresários de Marechal Cândido Rondon. Campanha preparada para o dia 12 de outubro foi um estímulo a mais para os consumidores, principalmente, na véspera da comemoração das crianças, quando o comércio atendeu em horário prolongado. Ontem foram sorteados os cupons que totalizaram R$ 12 mil em vales-compras.

O presidente da Acimacar (Associação Comercial de Marechal Cândido Rondon), Paulo Rodrigo Coppetti, comenta que o fluxo na cidade foi grande e que os pais não deixaram de presentear os filhos. “Considero que a nossa região se sobressai em relação ao cenário econômico do País pela força do agronegócio.

Sempre há um segmento que sente impacto maior da crise, mas com a venda de brinquedos, mesmo antes de o levantamento ser concluído, podemos comemorar bons resultados”, afirma Coppetti.

Outro lado

A realidade do comércio no cenário nacional foi oposta. De acordo com os dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) as consultas para vendas a prazo caíram 8,95% na semana do Dia das Crianças, (5 a 11 de outubro), em relação ao mesmo período do ano passado.

O resultado observado repete o comportamento de baixa das demais datas comemorativas. Com o último índice apresentado em 2015, o recuo acumulado nos últimos dois anos já chega a 10,32%.