Cotidiano

Comércio cheio de expectativas

A primeira semana de funcionamento do comércio em horário estendido foi de boas vendas. Roupas, calçados, acessórios, maquiagens, perfumes e brinquedos se misturam às decorações natalinas das vitrines e atraem os consumidores que passeiam pelo centro de Cascavel à noite.

“Além do movimento que tem durante o dia muitas pessoas aproveitam o horário especial para comprar presentes. As vendas são bem direcionadas e a expectativa é de que semana que vem elas aumentem ainda mais”, afirma a gerente de uma loja de confecções, Elenir Breda. Neste estabelecimento, a projeção é de que as vendas em dezembro subam 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

O estudante Matheus Souza já garantiu o presente dos pais. “Vou passar o Natal com eles e sempre dou uma lembrancinha. Daqui uns dias vou viajar, por isso adiantei as compras”, diz.

Compras pessoais

Mas quem pensa que o consumidor cascavelense só está comprando presentes de Natal, se engana. Muitos aproveitaram o pagamento do abono salarial para se presentear.

“Os clientes estão comprando para eles mesmos, e a maioria está bem criterioso, de olho no preço e na qualidade do produto”, comenta o gerente de uma loja de roupas, Eduardo Achkar.

O comerciante diz ainda que a venda de presentes vai aumentar nas próximas semanas, especialmente na que antecede o Natal. Achkar está otimista e, segundo ele, este deve ser o último ano de crise no comércio. “Os dois últimos anos foram bem difíceis, e a nossa expectativa é de que esse seja o último dezembro de crise. Por enquanto, minhas vendas estão iguais as do ano passado, o que já me deixa satisfeito. Mas, tudo indica que será o último [dezembro] desta forma”, comenta.

Até às 22h

A partir desta segunda-feira (11) até o dia 15 de dezembro, o comércio ficará aberto das 9h às 22h. Já no sábado (16), o expediente será das 9h às 20h. No dia 23 de dezembro, as lojas atendem das 9h às 19h, e na véspera de Natal (24), das 9h às 17h, conforme convenção coletiva entre o Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cascavel e Região) com o Sindec (Sindicato dos Empregados do Comércio de Cascavel e Região).

Programações de Natal

O que tem atraído muita gente para o centro da cidade são as programações do Natal para Todos, da Prefeitura de Cascavel. Para esta semana tem apresentação de corais já na segunda-feira (11), a partir das 20h. Amanhã tem teatro e música em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, às 20h. Na quarta-feira (13), a banda da 18ª Igreja Quadrangular se apresenta às 20h, no calçadão. Na quinta-feira (14), é a vez da Orquestra Municipal e do Coral de Cascavel abrilhantarem a noite com muita música. Na sexta-feira (16) tem apresentação de teatro, e no fim de semana música a partir das 20h, em frente à matriz.